4 Ideias modernas e práticas de como usar quadros na sala

como usar quadros na sala
6 minutos para ler

A fim de mudar a sua parede e, consequentemente, o ambiente da sala, é possível utilizar quadros para modificar esse local. Essa é uma ótima opção, pois não é preciso gastar muito e há um resultado muito satisfatório. No entanto, muitas pessoas podem ter dificuldade em entender como colocá-los de maneira harmoniosa no recinto. 

Neste texto, daremos algumas dicas de como usar quadros na sala para que eles façam parte de uma decoração bonita, moderna e que tenha a ver com a proposta de ambientação da casa, bem como com os seus gostos. Você, com certeza, vai querer espalhar diversos quadros lindos pelo seu lar. Vamos acompanhar?

 Escolha a melhor parede para colocar os quadros 

O primeiro passo é escolher qual o melhor local para dispor os seus quadros. É preciso pensar em uma parede que seja fácil de ser vista, que tenha um bom espaço para dispor os itens e que não esteja muito poluída visualmente. Esse tipo de decoração chama muito a atenção, sendo assim, não é interessante abusar dos quadros em locais que já tenham muitos objetos com o mesmo objetivo.

Outro ponto importante que deve ser observado é se a parede em questão está em um bom estado de conservação. Se você pregar um quadro em uma rachadura, corre o risco de que ela se abra ainda mais, podendo colocar em perigo não apenas a decoração do seu ambiente, mas também a sua segurança. Além disso, é essencial que a parede tenha uma boa altura, uma vez que não é interessante que o quadro seja fixado muito próximo do chão, do teto ou de um móvel. Caso contrário, a decoração ficará muito estranha, não conseguindo alcançar o efeito desejado. Por isso, busque encontrar um ambiente com um bom espaço vertical.

Avalie todos os cômodos e veja quais são os melhores para colocar os quadros, assim, você já poderá ir planejando quais serão as fotos que farão parte da sua composição e o tamanho que elas terão, para que a sua sala fique ainda mais bonita e organizada, de maneira planejada e de acordo com seus gostos.

Defina a altura e o alinhamento das peças

Como falamos no tópico anterior, é importante que os quadros sejam colocados em uma altura adequada. O recomendado é que eles fiquem na altura do olhar, para que possam ser notados com mais facilidade. Como existem pessoas de diferentes alturas, é preciso encontrar uma média que fique boa para todos. Uma recomendação é que os quadros fiquem a cerca de 1,60 m acima do chão.

Caso os quadros sejam colocados em cima de um objeto, como um sofá, o ideal é que eles fiquem de 20 a 25 centímetros acima desse item, para que haja uma harmonização legal por todo o ambiente da sala. Ao mesmo tempo, isso não dará a impressão de que o móvel e o quadro fazem parte do mesmo objeto decorativo.

Outra dica importante é que, caso o ambiente em que você quer colocar um quadro já tenha um elemento marcante, como uma grande mesa, é possível centralizar o quadro com relação a esse objeto, e não com a parede. 

 Faça ótimas combinações

Você não precisa colocar apenas um quadro para decorar a sua parede. Afinal, é possível investir em composições, formadas por vários quadros com diferentes formas, tamanhos e imagens. Elas conseguem compor um visual bonito, único e moderno para a sua parede. O primeiro passo é pensar no formato.

Para conseguir montar a sua composição, uma dica é cortar pedaços de papel do tamanho dos quadros e fazer uma simulação de como eles podem ser dispostos na parede. Se você conseguir imagens iguais às que você pensa em emoldurar, melhor ainda, já que poderá também avaliar se os quadros vão combinar entre si.

Outros pontos também devem ser avaliados, como o local em que os quadros ficarão. Se for um espaço reduzido, talvez seja melhor investir em quadros menores. Por outro lado, uma parede que seja maior pode permitir a combinação de quadros também maiores, para aproveitar melhor o espaço e não causar um desconforto visual.

O posicionamento desses quadros também deve ser levado em conta, tanto em relação aos outros elementos da composição quanto ao restante da decoração da sala. Caso você queira destacar algum móvel, como um sofá ou uma mesa, é interessante que um quadro grande fique posicionado acima desses objetos.

Aposte nos quadros apoiados no chão

Se você não quer ou não pode colocar seus quadros na parede, uma alternativa é deixá-los no chão! Essa é uma ótima solução para esses casos, além de trazer mais harmonia e menos trabalho para colocar esses itens. Há também uma outra opção bem interessante para quem não gostaria de pendurar esses objetos nas paredes: coloque-os sobre mesas, estantes ou prateleiras! O efeito fica muito bonito e moderno.

Outra opção bastante semelhante são os porta-retratos, que também podem ser adicionados nesses locais, trazendo mais personalidade e muito aconchego para o ambiente da sua sala. Afinal, será possível se lembrar das pessoas queridas por você ou de algum momento especial que vocês tenham vivido.

Caso queira adicionar um quadro em cima de algum móvel, por exemplo, a mesa, você poderá combiná-lo com outros itens, como os vasos e outros objetos que poderão ser colocados em conjunto, no mesmo espaço. Dessa maneira, você promove uma maior organização e harmonização do ambiente e da sua casa.

Como vimos, entendendo melhor como usar quadros na sala, você terá um local com maior personalidade, além de muito mais bonito, que combine com você e os demais moradores da casa. Além disso, você sempre poderá trocar esses quadros para combinar com uma nova decoração ou com um novo momento que esteja vivendo.

Gostou do texto? Então assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail novidades da Lar Adesivos, além de dicas de conteúdos interessantes do nosso blog!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Follow by Email