Adesivos no azulejo: Aprenda passo a passo de como aplicar de maneira eficaz

homem com uma regua medindo um azulejo para colocar adesivo
6 minutos para ler

Aplicar adesivos no azulejo é uma forma de renovar a decoração de um cômodo sem gastar muito. Com criatividade e bom gosto, dá para criar ambientes incríveis, com cores, estampas e texturas diferentes. A melhor parte é que essa repaginada também é muito prática — não é preciso de mão de obra especializada para fazer a aplicação.

Com as dicas que vamos apresentar neste artigo, você vai conseguir deixar a sua casa mais bonita e moderna. Se animou e não vê a hora de colocar a mão na massa? Continue lendo e saiba como arrasar na aplicação!

Por que apostar em adesivos de azulejo na decoração?

A principal vantagem de aplicar adesivos no azulejo é que essa técnica permite renovar as paredes sem a necessidade de reformas. Já imaginou deixar o seu ambiente de cara nova sem levantar poeira? Além disso, a aplicação é rápida e fácil. Você consegue fazer sem a ajuda de pessoas especializadas, e esse pode ser um momento de integração entre os moradores da casa.

A facilidade de manutenção é outro ponto que torna os adesivos para azulejo uma opção muito interessante. Para mantê-los limpos e aumentar a sua durabilidade, basta passar um pano úmido fazendo movimentos leves. Eles também são muito versáteis: estão disponíveis em variadas cores, estampas, texturas e estilos. Com certeza existe um modelo que combina com a sua casa!

Depois de um tempo, se você enjoar do adesivo ou quiser dar outra renovada na decoração, não precisa se preocupar: os adesivos são facilmente removíveis e a sua casa estará pronta para ser repaginada em alguns minutos.

Como aplicar adesivos no azulejo?

Como você já percebeu, a facilidade para aplicar adesivos no azulejo é um dos principais benefícios dessa opção de revestimento. A seguir, nós trazemos algumas dicas para tornar essa tarefa mais prática e ajudar você a evitar alguns erros que podem prejudicar a beleza e a durabilidade da sua nova parede.

Escolha o adesivo ideal

A escolha do adesivo ideal envolve diversos fatores. O primeiro e mais importante é o tamanho da área a ser revestida. Por isso, meça bem os azulejos que você já tem na parede para pesquisar modelos de adesivo que se encaixem perfeitamente.

Com a medida em mente, é hora de pesquisar os modelos disponíveis no mercado. Nesse momento, você deve considerar o seu gosto, o estilo do ambiente e os outros elementos decorativos. É importante que as cores e o estilo da estampa escolhida tenham harmonia com os demais itens do seu ambiente.

Compre os instrumentos necessários

Além dos adesivos, você vai precisar de alguns materiais para fazer a aplicação correta. São eles:

  •       pano úmido;
  •       régua ou trena;
  •       espátula;
  •       tesoura ou estilete.

Meça os azulejos

Antes de começar a aplicação, você deve medir os azulejos que estão na parede usando uma régua ou trena. Depois, precisa conferir se as medidas dos adesivos são as mesmas. Se eles forem maiores do que o necessário, você pode aparar as bordas com a ajuda de uma tesoura ou estilete, com muito cuidado para não deixá-los tortos. A régua também pode ajudar nessa tarefa!

Outra dica boa é fazer uma simulação do encaixe dos adesivos antes de começar a colar, para saber se estão cortados com as medidas exatas e ter uma ideia de como vai ficar o resultado. Assim, se você tiver alguma insatisfação, ainda dá tempo de fazer mudanças!

Limpe bem a área de aplicação

Com um pano úmido, limpe bem todos os azulejos que receberão adesivos. Esse passo é importante porque a presença de poeira pode prejudicar a aderência. Também certifique-se de que os azulejos já secaram antes de começar a aplicação.

Use uma régua ou espátula para evitar bolhas

O segredo para aplicar adesivos no azulejo sem formar bolhas é usar uma espátula ou régua para ajudar. Você deve retirar apenas uma pequena parte do papel que reveste o adesivo e aplicá-lo aos poucos, deslizando devagar a espátula sobre o adesivo, para que ele tenha boa aderência. É importante alisar toda a superfície para não formar as indesejadas bolhas.

Caso não consiga evitar a formação, não se desespere. Com uma agulha fina, fure a bolha e passe os dedos devagar sobre ela, fazendo com que o ar saia pelo buraquinho e o adesivo cole no azulejo.

Retire os excessos

Para finalizar, verifique se há excesso de adesivo nos rejuntes ou nas bordas da parede. Se isso acontecer, retire-os com um estilete, tomando cuidado para não cortar os pedaços que estão colados. Agora é só apreciar a sua nova parede e decorar os outros cantinhos do ambiente!

Como escolher os melhores adesivos para azulejo?

O primeiro passo para escolher o adesivo ideal é definir o cômodo onde ele será aplicado. O mais comum é em cozinhas e banheiros, mas esse tipo de revestimento também fica ótimo em áreas externas, como varanda, quintal e o quiosque da churrasqueira.

Depois, você deve observar o estilo do ambiente. Decorações mais rústicas combinam bem com tons quentes e estampas. Uma boa ideia é apostar no adesivo que imita o ladrilho hidráulico, que está em alta na decoração e dá um toque especial ao cômodo. Já os ambientes mais modernos podem receber estampas geométricas, cores mais sóbrias ou frias e texturas que imitam pequenos ladrilhos.

Também é muito importante prezar pela qualidade do material do adesivo. Isso garante a durabilidade do revestimento e evita problemas como perda da aderência, rasgos e desbotamento. Por isso, pesquise bem e faça a compra em uma loja de confiança, que tenha credibilidade no mercado.

A Lar Adesivos é uma loja online que oferece opções muito variadas de revestimentos, que com certeza vão agradar quem pretende aplicar adesivos nos azulejos. Nossos produtos têm alta qualidade e nós valorizamos o bom atendimento ao cliente, com o objetivo de garantir a total satisfação de quem quer tornar a sua casa um lugar ainda mais especial.

Que tal visitar o nosso site e conhecer as nossas opções de adesivos para azulejo? Temos certeza que você vai se encantar com as possibilidades!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Follow by Email