Aprenda a misturar texturas e arrasar na decoração da sua casa!

Casa decorada no intuito de misturar texturas
7 minutos para ler

Decorar a casa é uma etapa muito importante para as pessoas, pois é a hora em que elas podem expressar os seus gostos e as vontades de uma forma visual e que ficará marcada no lar. Contudo, é comum surgirem dúvidas, por exemplo, quanto à maneira de misturar texturas na decoração.

Esse é um movimento que vem ganhando o seu espaço e se tornando, cada vez mais, uma grande tendência, principalmente na hora de dar vida a um cômodo. Mesmo porque, como já vamos adiantar, não existe uma técnica certa de decorar, muito menos uma fórmula secreta.

Isso porque a decoração, para uma grande maioria, chega a ser terapêutica, o que faz com que você possa se inspirar, mas desde que agrade e esteja harmônico visualmente, e misturar texturas faz parte disso. Para entender um pouco mais sobre o tema, veja como funciona essa tendência e as possibilidades de utilizá-la em sua casa. Boa leitura!

O que são texturas na decoração? 

As texturas são as “coberturas” que cada objeto tem, isto é, o aspecto que define cada superfície e, na área decorativa, ela pode ser percebida tanto nas formas visuais quanto nas táteis. Para exemplificar, em decorações, temos as texturas de tecidos, encontradas em sofás, almofadas, tapetes e cortinas, que podem variar das suaves e macias às mais grossas e ásperas.

Além disso, também há modelos encontrados nos pisos e nas paredes, indo de lisos, como azulejos, a madeiras ásperas ou envernizadas. No entanto, naturalmente, não se limitam a isso, pois todo objeto decorativo ou item da construção do ambiente tem uma textura própria e deve ser analisado como um todo.

Como essa tendência pode ajudar na decoração? 

Um fato deve ser levado em conta considerando a aplicação da mistura de texturas em um ambiente ou realizada na casa toda: o processo de construção segue as mesmas etapas, mas deve ser feito separadamente em cada cômodo.

Misturar texturas ditará toda a decoração do local, seja por manter a ideia despojada e dispor objetos que se distanciem ainda mais dos itens escolhidos, seja por buscar composições que entrem em harmonia. Sendo assim, mostra-se inevitável haver um bom planejamento decorativo junto às texturas, com o objetivo de trabalhar os cômodos separadamente para facilitar o processo e não sobrecarregar as ideias no momento da aplicação.

Como planejar o uso de texturas no cômodo? 

Antes de realizar qualquer processo, é preciso iniciar o planejamento completo, do início ao fim. Quando falamos de texturas, isso não é diferente, pois é necessário pensar antes de investir — mesmo que a intenção seja implementar um estilo mais despojado e espontâneo, ainda será preciso fazer um bom planejamento prévio.

Nesse caso, vale a pena iniciar pelos itens que serão trocados e terão as suas texturas modificadas. Independentemente de falarmos de um sofá, de uma almofada, de objetos decorativos, do piso, de pinturas ou de papéis de parede, é preciso saber em quais áreas procurar as variadas texturas. Se o objetivo for misturar, considere combinar objetos que harmonizem entre si para buscar texturas diversificadas entre eles.

Como é possível misturar texturas na decoração? 

No mercado, existem inúmeros tipos de texturas e objetos a serem trabalhados, por isso, as combinações são quase infinitas. Para começar, busque o simples, mesclando os tecidos de um sofá com as suas almofadas ou, até para casos de maior escala, interligando paredes e pisos, por exemplo.

As possibilidades de criação são várias, pois as combinações podem se misturar em materiais distintos, como gesso, cimento, madeira, tecidos e até mesmo itens plásticos. Então, basta achar a harmonização de superfícies que mais o agrada.

Para ajudá-lo nessa tarefa, veja, a seguir, algumas dicas de como misturar texturas na decoração e deixar a sua casa com um visual inovador.

Quais as dicas para combinar e harmonizar texturas na sua casa? 

Por mais que não exista uma fórmula mágica para decorar a sua casa ou qualquer ambiente, há algumas possibilidades que podem ajudar nesse processo. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para harmonizar as texturas na decoração. Confira!

Utilize móveis de diferentes materiais 

Utilizar móveis feitos de materiais diferentes é um jeito de dar mais personalidade e texturas à sua decoração, e isso é possível mantendo a paleta de cores. Dessa forma, é viável criar diferentes contrastes de maneira harmônica, por exemplo, misturando elementos de estilo industrial com o clássico. Ademais, também é interessante diversificar os tecidos, com almofadas de materiais diferentes, para criar inúmeras sensações ao toque.

Aposte no uso de cimento e madeira

Outra forma de criar contrastes marcantes na composição de texturas é utilizando cimento ou madeira. Para isso, basta inseri-los na decoração de uma parede para formar um diferencial com os móveis de design reto e de cores mais neutras. Com isso, o contraste entre eles trará mais destaque à sua decoração.

Aproveite as plantas na decoração  

Plantas também são muito bem-vindas para combinar texturas na sua decoração. Ao adicioná-las ao ambiente, é possível deixar um visual com cor e mais vivo, mudando também a sua energia e tornando-o mais harmonioso.

É viável, ainda, elaborar várias composições com plantas, por exemplo, em vasos no chão, suspensas, em cima de móveis ou até em uma parede verde, utilizando vasos com texturas diferentes. No entanto, lembre-se de que, antes de comprar uma planta, é preciso pesquisar quais são as melhores espécies para ter dentro de casa ou, se for o caso, optar pelas artificiais.

Invista em adesivos decorativos  

Utilizar papéis de parede na decoração é uma alternativa para a quebra de cores de um cômodo, criando um mix interessante de texturas. Desse modo, é possível encontrar diversos modelos e padrões para combinar com todo o ambiente, como formas geométricas, estampas e listras. Para deixar o cômodo ainda mais alegre, é válido utilizar os adesivos decorativos em mais de uma parede, desde que eles combinem entre si.

Utilize acabamentos refletivos ou metálicos 

Essas são ótimas opções para dar ao ambiente a ideia de profundidade. Além de serem peças muito deslumbrantes, investir em acabamentos refletivos ou metálicos em um espaço também ajuda a proporcionar mais luminosidade para o local, principalmente em salas e banheiros.

As linhas de decoração possibilitam inúmeras combinações, bem como a diversificação da maneira de misturar texturas. O ideal é soltar a imaginação e trabalhá-las sem receio, de modo prático e eficiente, considerando a harmonização do local. Assim, torna-se indispensável conhecer bem o assunto antes de começar a colocar ideias em prática, além de ser fundamental contar com um bom planejamento para evitar possíveis erros no decorrer da decoração dos ambientes.

Se este artigo foi interessante para você, compartilhe-o em suas redes sociais. Assim, outras pessoas também poderão aprender sobre as várias possibilidades de decoração.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Follow by Email