4 dicas de como arrumar quarto de bebê com pouco espaço

6 minutos para ler

A chegada de um bebê na família é motivo de muita alegria e traz consigo algumas mudanças. Além das adaptações feitas na vida pessoal e na rotina, também são necessárias algumas alterações na casa, para que ela esteja pronta para receber o novo membro.

Arrumar o quarto de bebê é uma forma de se preparar para a chegada tão aguardada. Esse processo garante o conforto dos pais e da criança e o resultado traz aquela sensação de aconchego que todo mundo gosta de sentir quando está em casa.

Mesmo com pouco espaço, é possível montar um ambiente confortável, acolhedor e agradável. Neste post, trazemos algumas dicas para ajudar você a construir um cantinho especial para o seu novo amor. Confira!

1. Aposte em cores claras

O uso das cores é uma das principais alternativas para quem quer decorar um espaço pequeno. Na hora de arrumar o quarto do bebê, esse pode ser um truque bem interessante. Os tons claros são responsáveis por passar a ideia de amplitude. Quando usados em ambientes infantis, eles também transmitem a sensação de leveza, que é o que muitos pais buscam no momento de decorar esse cômodo. 

Além do rosa e azul, cores tradicionalmente usadas em quartos de bebês, você pode apostar em tons de cinza ou verde, que estão em alta. Eles deixam o espaço aconchegante e combinam bem com texturas naturais.

Para potencializar a sensação de amplitude, uma dica é revestir o piso e as paredes com a mesma cor. Mas isso não quer dizer que o quarto precisa ser monocromático. Você pode brincar com combinações de cores nos acessórios, tecidos e móveis.

Outra opção interessante é explorar a cor escolhida em diferentes texturas ou estampas, que podem ser usadas, por exemplo, em papéis de parede. Assim, o ambiente ganha mais personalidade sem deixar de lado os benefícios trazidos pela harmonia entre as cores.

2. Invista em móveis multifuncionais

Os imóveis menores são uma tendência do mercado imobiliário e, com isso, os móveis multifuncionais vêm ganhando cada vez mais destaque. Na hora de arrumar o quarto do bebê, eles têm duas grandes vantagens: a primeira, como você pode imaginar, é a economia de espaço. A segunda é a possibilidade de serem aproveitados em outras fases da vida da criança, sem que haja a necessidade de comprar novos móveis quando elas estiverem mais velhas.

A opção de móvel multifuncional em quarto de bebês é a cômoda que também funciona como trocador. Assim, além oferecer espaço para o armazenamento de roupas e acessórios do pequeno, ela também serve para os momentos de trocas de fraldas. No futuro, a parte superior da peça pode deixar de ter a almofada usada para essa atividade e receber brinquedos, por exemplo.

O berço com gaveteiro também é uma opção interessante, principalmente para aqueles que não têm muito espaço disponível para fazer armários. Já os modelos que viram camas são ideais para quem pretende usar os mesmos móveis por bastante tempo, assim como os beliches são indicados para famílias que têm mais de uma criança ocupando o mesmo quarto.

3. Priorize itens essenciais

Quem não pode ter tudo o que deseja precisa definir prioridades, certo? Assim, você garante que o bebê terá todos os itens que são realmente necessários para o seu conforto e depois, preenche o espaço que sobrar com aquelas coisas que são desejadas, mas não tão essenciais.

Veja, a seguir, quais são os móveis que não podem faltar na hora de arrumar o quarto do bebê:

Berço

O berço é o lugar onde o bebê irá dormir por, pelo menos, dois anos e, por isso, é uma peça essencial para o ambiente. Ele deve seguir alguns padrões de segurança para evitar acidentes. O local do quarto onde o móvel será colocado também deve ser analisado levando em consideração a segurança do pequeno. Ele não deve, por exemplo, ficar muito próximo às janelas. 

Trocador

O trocador é importante porque um bebê usa muitas fraldas nos seus primeiros anos de vida. As trocas podem até acontecer em outros lugares, como na cama dos pais, mas essa alternativa não pé confortável e pode causar até problemas de coluna nos pais.

O ideal é colocar um colchão apropriado para a troca em cima de uma cômoda, assim como uma caixa ou cesta com os outros itens necessários para o processo, como algodão, pomadas e as próprias fraldas. 

Poltrona de amamentação

As mães e bebês passam muito tempo na poltrona de amamentação, que podem ser substituída por uma cadeira de balanço. Por isso, é importante que esse móvel seja confortável e coberto com um tecido impermeável ou de fácil limpeza, já que as chances de sujeira são altas.

Espaço de armazenamento

Na hora de arrumar o quarto do bebê, é preciso considerar que é necessário ter espaços para armazenar as suas coisas, como roupas, fraldas, brinquedos e outros acessórios. Esse espaço pode ser um armário, mas, caso o seu espaço seja muito reduzido, é possível apostar em alternativas, como os móveis multifuncionais dos quais falamos acima.

4. Utilize prateleiras e nichos

As prateleiras e nichos funcionam como um complemento do armário, cômoda ou gaveteiro. Eles não ocupam espaço no chão e podem receber alguns itens essenciais para o cuidado com o bebê, como acessórios, fraldas e brinquedos. Para deixar tudo mais organizado e bonito, aposte em caixas ou cestos que combinem com a decoração.

Essas peças também podem receber itens decorativos, como porta-retratos e luminárias, além de livros, quadros e o que a sua criatividade mandar!

Com alguns truques, arrumar o quarto do bebê se torna uma tarefa muito mais fácil e prazerosa, mesmo que o seu espaço seja pequeno. Assim, o seu pequeno poderá passar os seus primeiros anos de vida em um ambiente confortável, agradável e montado com muito carinho.

Para completar a decoração, aposte em uma iluminação aconchegante, usado pontos de luz diferentes. Assim, o ambiente poderá ficar mais ou menos iluminado, a depender da necessidade e do estado de espírito do bebê!

Se você acha que este conteúdo foi útil e ajudou você a ter ideias para arrumar o quarto do bebê, acompanhe nossos perfis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do nosso blog!

Você também pode gostar

Deixe um comentário