5 ideias práticas para decorar um cantinho de estudo infantil simples

6 minutos para ler

Com algumas ideias práticas, pode-se compor um belo cantinho de estudo infantil simples. Antes de começar a compor o ambiente, é importante planejar todo o projeto de decoração a fim de criar um espaço que seja harmônico, bonito e convidativo para estimular a busca pelo conhecimento na criança.

Observe com cuidado a paleta de cores que será utilizada. O ideal é apostar em tons neutros e claros para que o local promova o bem-estar e a tranquilidade na hora dos estudos. Porém, as cores mais intensas podem estar presentes nos elementos de destaque, como na estante, em uma parede, em quadros, entre outros itens.  

Veja agora algumas dicas de como decorar o cantinho de estudo infantil simples. Continue a leitura deste texto e informe-se.

1. Use adesivos decorativos

O adesivo de parede é um excelente recurso para enfeitar o cantinho de estudo da criança de forma simples, prática e sem fazer sujeira. Afinal, o adesivo já conta com a função autocolante, não sendo preciso adquirir materiais especiais para a sua instalação. Destaca-se ainda que você mesmo poderá colocá-lo no local de seu desejo, não sendo necessário a contratação de mão de obra qualificada. Logo, esse produto é financeiramente atrativo e uma das melhores formas de você decorar o ambiente com muita facilidade e beleza. 

Para deixar o cantinho de estudo da criança muito especial e cheio de afeto, uma dica é optar pelo adesivo de parede régua do crescimento. Com ele, você poderá medir mensalmente a altura do pequeno a fim de fazer um acompanhamento de seu crescimento. O resultado será uma parede cheia de memórias inesquecíveis com o seu filho, marcando diversos momentos da vida de vocês com muita união, risada, companheirismo e aprendizado.

Atualmente, há muitos outros modelos de adesivos de parede disponíveis no mercado. Pode-se optar pelo de coelhinho, o de avião, o de flores, entre outras opções muito belas. Para divertir a sua criança, aposte no adesivo de um personagem de desenho animado que ele(a) goste. Pode-se adquirir, por exemplo, um adesivo do Homem-Aranha, do Capitão América ou do Batman.

2. Opte por um papel de parede de lousa negra

Uma ótima maneira de estimular a criatividade da criança é por meio do papel adesivo de lousa negra. Com ele, o pequeno poderá criar muitos desenhos coloridos e praticar a escrita, por exemplo. Além disso, ele proporciona um cantinho especial para o estudo, em que os pais podem escrever frases para a criança ler em voz alta e praticar a leitura ou, então, colocar probleminhas matemáticos para a criança resolver. Depois, é só corrigir juntos os eventuais erros e rever a matéria para fixar o conteúdo na memória. Assim, promovendo o aprendizado de maneira descontraída e divertida.

O adesivo lousa negra também deixa o escritório infantil mais bonito e pronto para os pais escreverem recadinhos para a criança não se perder durante a semana. Por exemplo, pode-se criar a agenda do pequeno na lousa, facilitando o que ele deve fazer durante o dia. Vale ressaltar que esse adesivo é fácil de ser adicionado na superfície do local que você preferir, que deve ser lisa e sem umidade. Pode-se colocá-lo sobre a parede, o móvel, o vidro etc. 

A sua aplicação é simples e prática, e não faz sujeira, pois ele já conta com a função autocolante. O adesivo é produzido em vinil fosco e é antirreflexo. Para limpá-lo após o uso com giz, basta passar um pano úmido e deixar secar naturalmente. Para isso, deixe as portas e as janelas do ambiente abertas para que o ar circule com mais facilidade. Tenha em mente ainda que o material do adesivo é antimofo e que a sua durabilidade é de cerca de 5 anos.  

3. Adote organizadores 

Desde cedo, é importante ensinar a criança a ser organizada, pois essa é uma maneira de criar um hábito que faz com que seja possível deixar a casa arrumada e sem poluição visual ao mesmo tempo em que se otimiza o tempo, já que será fácil encontrar o que se procura sem perda de tempo. Para isso, conte com cestos organizadores no ambiente de estudo infantil. 

Incentive a criança a guardar todos os itens retirados dos cestos após o uso, sejam livros, canetinhas, lápis de cor, brinquedos, entre outros. Tenha em mente que os cestos devem estar na altura da criança para que ela tenha autonomia de pegar os objetos quando quiser e guardá-los posteriormente. 

4. Adicione prateleiras ou estantes

Componha o ambiente de estudos com prateleiras ou estantes para que seja possível guardar livros, revistas em quadrinhos, estojos com canetinhas, entre outros itens de uso da criança. Os objetos que a criança sempre usa devem estar na parte inferior da estante, onde a criança consiga pegar sozinha. 

Na parte superior da estante ou da prateleira, coloque itens decorativos, como ursinhos de pelúcia, porta-retratos, souveneris e outros objetos que agregam beleza. Para deixar a estante divertida, cole adesivos que sejam do gosto da criança em sua superfície para deixar o ambiente com a personalidade do pequeno. 

5. Mesa e cadeira para os estudos

Dois itens fundamentais no quarto de estudos da criança são a mesa e a cadeira. Esses móveis precisam ser da altura do pequeno para que ele possa utilizá-los na hora que quiser e de forma segura. 

Para quem não quer errar na decoração, uma dica é optar pelos móveis de madeira, tendo em vista que os tons terrosos sãos fáceis de serem inseridos no ambiente com diferentes cores. Caso você queira peças mais claras, você pode optar pelo móvel laqueado em branco. Outra possibilidade é pintar o móvel de cores mais intensas para deixar a decoração mais alegre e descontraída.    

Com essas dicas fica muito mais fácil e prático compor um cantinho de estudo infantil simples, não é mesmo? Saiba que ainda é interessante decorar o local com as cores favoritas da criança. Assim, se a criança já for grandinha, chame-a para participar dos processos seletivos de cada parte do ambiente. O resultado será um cantinho belo, muito especial e que traga muitas felicidades ao seu pequeno. 

Agora, que tal conferir 8 itens de decoração de quarto infantil que você não pode deixar de adquirir? Leia e saiba mais sobre o assunto!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Follow by Email