4 dicas de como aumentar o ambiente em seu apartamento

6 minutos para ler

Você sabe como aumentar o ambiente do apartamento usando recursos simples? Com algumas dicas práticas, fica muito mais fácil aproveitar e otimizar cada cantinho de um ambiente pequeno, seja em um apartamento, seja em uma casa.

Uma estratégia muito utilizada para isso, por exemplo, é compor o local com cores claras e com um espelho grande em uma parede que receba mais a iluminação que vem de fora, ou seja, aproveitando a luz natural que entra pelas janelas e varandas. Esse truque causa a sensação de que o cômodo é maior, o que promoverá mais bem-estar e conforto a todos os moradores da residência.

Para saber mais sobre como aumentar o ambiente de seu apartamento, leia este texto e tire as suas dúvidas agora mesmo!

1. Utilize as cores certas

As cores são fundamentais na decoração por diversos motivos, como deixar o ambiente mais alegre ou sóbrio, ajudar a compor o estilo de decoração que se busca criar e até para causar a sensação ótica de que um ambiente pequeno seja maior do que realmente é. Logo, elas devem ser usadas da melhor maneira possível diante do seu objetivo.

No caso de um ambiente pequeno, as cores claras e os tons neutros, como o branco, o cinza e o bege, ajudam a otimizar o espaço presente no local. Isso acontece tendo em vista que essas cores refletem melhor a iluminação por todo o ambiente, o que causa a sensação de grandeza. Assim, é muito importante criar uma paleta de cores com tonalidades neutras a fim de deixar o espaço pequeno maior. Esse truque funciona tanto em casas quanto em apartamentos.

As cores mais vibrantes podem ser utilizadas, porém, com cuidado. O ideal é criar contrastes entre claro e escuro e adicionar as cores mais intensas em elementos de destaque na decoração, como em poltronas, estantes, prateleiras, em apenas uma parede do cômodo. Dessa forma, fica fácil compor um ambiente equilibrado e com os recursos necessários para aparentar ser mais espaçoso.

2. Invista em uma boa iluminação

Além da escolha das cores, também é fundamental criar um bom sistema de iluminação por todos os ambientes do apartamento. Tenha em mente que a iluminação adequada é capaz de valorizar a decoração do lar, ampliar o espaço visualmente e promover a funcionalidade das tarefas durante o cotidiano em qualquer horário do dia. 

Portanto, invista em uma iluminação de excelência. Para isso, utilize luminárias de teto nos quartos, na cozinha, na sala de estar e no banheiro. Pode-se ainda contar com luminárias de parede, que são ótimas para destacar algum cantinho especial da decoração, como um vaso de flores em cima do aparador.

É ainda interessante adicionar luminárias de chão, que são excelentes para quem gosta de ler deitado na cama ou no sofá. Elas também auxiliam no trabalho home office e deixam o escritório um charme. Os abajures também são peças que não podem faltar no apartamento pequeno. Eles podem ser colocados em cima da mesa ao lado da cabeceira da cama, na mesa de centro na sala de estar etc.

As cores das lâmpadas devem ser observadas a fim de compor o ambiente da melhor maneira para ampliar as dimensões do cômodo. As lâmpadas de cores quentes, que são mais amareladas, não ajudam a deixar o espaço com a sensação de ser maior do que é. Elas são indicadas para o uso no quarto, pois deixam o local mais acolhedor e promovem o relaxamento, ou para outras áreas mais intimistas da casa, como a sala de jantar e varanda.

Já as lâmpadas de cores neutras, que tendem a ter uma coloração esbranquiçada, são ideais para deixar os ambientes mais amplos e espaçosos. Elas são perfeitas para a sala de estar, a cozinha, o banheiro e a área de trabalho, tendo em vista que ajudam otimizar as dimensões nesses cômodos e deixam o dia a dia mais prático e funcional, já que será possível enxergar sem dificuldades a qualquer hora. 

3. Faça a disposição adequada dos móveis

Um apartamento pequeno precisa contar com móveis inteligentes e bem-posicionados. Uma dica nesse cenário é usar móveis multifuncionais, como o baú de madeira aos pés da cama ou a mesa de centro com espaço para armazenamento na sala de estar.

Com esse cuidado, ganha-se mais espaço nos ambientes, tendo em vista que a casa ficará sempre organizada e você contará com móveis que exercem mais de uma função na decoração. Também é preciso ter cautela na hora de compor a cozinha pequena, pois é importante não sobrecarregar o local com muitos móveis variados.

O ideal é adicionar armários sobre a bancada da pia para ganhar espaço e instalar um balcão que sirva para guardar objetos e alimentos de um lado e, do outro lado, colocar banquinhos para que os moradores realizem as suas refeições.

4. Aposte no uso de espelhos

O espelho é um recurso que não pode faltar em um apartamento pequeno. Ele não apenas traz praticidade para o dia a dia, uma vez que você poderá se olhar nele para se arrumar ao sair de casa, como também ajuda a refletir a iluminação pelo ambiente. Com as cores certas, ele faz com que o ambiente tenha o seu tamanho otimizado.

O espelho pode ser utilizado de várias maneiras. Por exemplo, pode ser colocado cobrindo apenas uma parede atrás da mesa de jantar na sala ou na parede da sala de estar por trás do sofá, com vários espelhos um ao lado do outro com formas diferentes e molduras charmosas para enfeitar a decoração, entre outras possibilidades criativas.

Uma ideia é utilizar o espelho no quarto na porta de correr do armário. Desse modo, pode-se aproveitar o espaço da melhor maneira por meio de um móvel prático e funcional, e, ao mesmo tempo, dispor o espelho de uma maneira que valoriza a dimensão do local. 

Com essas dicas, você já sabe como aumentar o ambiente de seu apartamento, não é mesmo? Ao aplicá-las, será possível ter a impressão de que o local em que você mora é maior do que realmente é.

Agora, que tal compartilhar este texto em suas redes sociais? Ao fazer isso, mais pessoas podem ter acesso a esse tipo de conteúdo que traz tantos benefícios para o dia a dia. 

Você também pode gostar

Um comentário em “4 dicas de como aumentar o ambiente em seu apartamento

Deixe um comentário

Follow by Email