Aprenda como escolher o papel de parede ideal!

6 minutos para ler

Você tem vontade de mudar a decoração da sua casa, mas não está com dinheiro ou tempo suficiente para fazer uma pitura ou trocar os móveis? Então, uma boa ideia pode ser investir em papéis de parede!

Essa é uma alternativa simples e prática pra mudar completamente a ambientação de um cômodo, deixando-o como novo. E existem muitas opções hoje no mercado! Então, para lhe ajudar, explicaremos neste artigo quais são os principais estilos e como escolher papel de parede. Confira!

Quais são os principais estilos de papéis de parede?

Como dissemos, existem diversas opções de papéis de parede que podem ser escolhidas e combinadas para dar uma personalidade completamente diferente a cada ambiente. Aqui, vamos começar com alguns dos principais estilos. Veja qual é o melhor para a proposta da sua casa!

Clássico

Os papéis de parede clássicos são os mais procurados porque, além de muito bonitos, eles combinam com vários ambientes e decorações. Geralmente, eles são encontrados com padrões de desenhos delicados, mas nas mais diversas cores.

Alguns contam com uma textura aveludada, o que garante ainda mais classe para o cômodo, podendo ser combinados com uma decoração clean ou que remeta à antiguidade. Por outro lado, esse estilo também é uma ótima escolha para locais com uma predominância de cores claras, de visual mais minimalista.

Já para quem quer um toque de luxo e poder, existem versões com cores mais fortes, como o vermelho. Ainda é possível fazer combinações com esse estilo para que o cômodo fique com um ar romântico e delicado, principalmente ao apostar em tons pastéis ou neutros.

Moderno

Esse estilo de papel de parede vêm ganhando cada vez mais espaço nas casas e apartamentos. Ele conta com desenhos e padrões mais modernos, combinando bastante com uma decoração que já siga esse estilo, mas também pode gerar um belo contraste com composições simples. Nesse caso, a parede se torna o foco principal do cômodo, mas sem tirar a beleza do restante da decoração.

Caso você queira ousar um pouco, outra ideia é fazer combinações entre esse estilo e o moderno, colocando um papel de parede chamativo, mas optando por móveis simples e de cores mais neutras.

Existem ainda os papéis de parede modernos que trazem um relevo em seus desenhos, o que dá um efeito ainda mais interessante e permite uma liberdade maior para “brincar” com os móveis.

Retrô

Para quem quer ser um pouco ousado, mas sem fugir do clássico, o modelo retrô pode ser uma ótima escolha. Aqui, é possível adicionar papéis de parede com estampas de jornais antigos ou placas de parede, por exemplo, dando um ar mais descolado ao ambiente.

Um cômodo que combina muito bem com um papel de parede retrô é a cozinha — principalmente porque muitos papéis nesse estilo lembram as famosas lanchonetes antigas, trazendo um toque vintage.

É importante, porém, não carregar demais nessa decoração. Tente escolher um foco para o cômodo: o papel de parede ou os móveis. Caso o contrário, o ambiente ficará poluído visualmente, não resultando em um bom resultado.

Floral

Papéis de parede florais são ótimos para quem quer dar um ar mais romântico, feminino e delicado a um cômodo. É possível escolher modelos com diferentes tipos de flores e tamanhos, a depender do que você planeja para o local.

No geral, esse estilo combina muito bem com decorações clássicas e clean, mas móveis mais modernos, desde que não causem tanto destaque ao ambiente, também são bem-vindos.

Seja como for, é muito importante que, ao decorar um cômodo com qualquer tipo de papel de parede, você teste o seu resultado com os móveis que serão adicionados. Assim, é possível fazer com antecedência quaisquer alterações necessárias antes de gastar tempo e dinheiro com a compra.

Geométrico

Os papéis de parede geométricos seguem a mesma linha dos modelos modernos, porém são mais focados nas formas e mudanças de perspectiva e de profundidade no ambiente. Aliás, utilizar esse estilo é uma ótima técnica para deixar cômodos menores com mais espaço, mesmo que apenas visualmente. Ao mesmo tempo, ele transmite modernidade e elegância.

Para isso, é necessário escolher bem as formas geométricas que serão utilizadas, assim como a sua disposição. Utilizar modelos que tenham listras, por exemplo, podem ajudar a dar uma amplitude maior ao cômodo. Então, pense nisso e faça testes!

Como escolher papel de parede dentre os tipos encontrados no mercado?

Além dos estilos, também existem modelos diferentes de papéis de parede, com diferenciações no seu modo de aplicação e textura. Confira, então, algumas informações sobre esses modelos!

Tradicional

Papéis de parede tradicionais são aqueles feitos à base de celulose, que necessitam de uma cola especial para serem aplicados na parede. Por conta disso, colocá-los pode ser uma tarefa um pouco mais difícil — além de ser maior a possibilidade de aparecimento de bolhas, caso o processo não seja feito da maneira correta.

Autoadesivo

Papéis de parede autoadesivos são muito fáceis de serem colocados, pois já têm uma cola em si mesmos. Com isso, não é necessária a contratação de um profissional, já que qualquer um poderá aplicá-los rapidamente. Podem ser limpos normalmente utilizando pano úmido e sabão neutro, favorecendo a aplicação em ambientes propícios a sujar com maior frequência, como cozinhas, áreas de lazer ou ambientes com crianças.

Por ser amplamente utilizado, esse modelo ainda conta com uma maior variedade de opções no mercado para escolher, o que lhe permite mais criatividade para montar o seu espaço.

Na Lar Adesivos, temos uma grande variedade de papéis de parede nesse estilo que, com certeza, combinarão com o seu cantinho. Então, se você ficou interessado, entre agora em contato conosco e saiba mais!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário