Como limpar um notebook? Confira nossas 5 dicas!

6 minutos para ler

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como limpar um notebook adequadamente de forma a não causar arranhões, danificar as suas peças internas ou prejudicar o bom desempenho do aparelho eletrônico. Porém, com algumas dicas simples, é possível realizar a devida limpeza do seu equipamento de forma prática e rápida.

Tenha em mente que é muito importante manter o seu notebook sempre limpo. Desse modo, é preciso ter atenção para evitar o acúmulo de partículas de poeira e outras sujeiras entre as teclas, as saídas de ventilação e a entrada de periféricos, uma vez que essas sujeiras afetam a vida útil do aparelho.

Além disso, um notebook mal cuidado terá o seu preço de revenda diminuído. Logo, caso um dia você pense em vendê-lo para adquirir outro mais atualizado, será difícil conseguir um valor atraente se ele não estiver em um bom estado de conservação.

Para saber como limpar um notebook apropriadamente, continue a leitura deste texto e tire as suas dúvidas agora mesmo!

Use um pincel com cerdas macias para limpar o teclado

Uma excelente maneira de tirar o acúmulo de poeira do teclado é por meio da limpeza com um pincel com cerdas macias. Tenha em mente que esse tipo de higienização deve ser feito com frequência — pelo menos, uma vez na semana —, já que a poeira pode entrar por baixo da tecla e atrapalhar o bom desempenho do seu aparelho eletrônico. Diante disso, pode ser que algumas teclas parem de funcionar quando você digita um texto.

Ao realizar a limpeza, tenha paciência para passar as cerdas do pincel em cada cantinho do teclado. Apesar de ser um processo um pouco demorado, saiba que o resultado vale muito a pena, tendo em vista que se pode contar com uma higienização que é bastante eficiente, o que ajuda a preservar a vida útil de sua máquina.

Retire as sujeiras do teclado com um secador para cabelo

Se você tem o hábito de comer enquanto usa o notebook, saiba que precisa ter ainda mais cuidado com a limpeza para evitar que a gordura dos alimentos atrapalhe o bom funcionamento das teclas. Além disso, é recomendável observar se não há migalhas de comida por baixo delas, o que pode dificultar a higienização e trazer danos para a sua máquina.

O ideal é que você não coma sobre o seu notebook e nem o utilize com as mãos engorduradas. Porém, caso esse seja um hábito difícil de anular, crie o costume de sempre limpá-lo após o uso nesse contexto para evitar dores de cabeça depois, como ter que enviá-lo para o conserto e fazer uma possível troca de peças.

Nesse sentido, para ajudar no processo de limpeza, uma dica é usar o secador para cabelo em uma alta potência, pois o sopro de ar será capaz de retirar as grandes e pequenas migalhas de alimentos, bem como a poeira, do teclado. Lembre-se de que o indicado é o sopro frio, tendo em vista que aquele em alta temperatura pode causar prejuízos para o seu equipamento.

Limpe a tela com uma toalha de microfibra

A melhor forma de limpar a tela do notebook é com uma toalha de microfibra, pois ela é macia, o que faz com que seja ideal para não causar riscos na superfície do aparelho. Além disso, ela não deixa resíduos sobre a região durante a limpeza.

Evite utilizar guardanapos e toalhas de algodão ou de outros materiais que sejam felpudos, pois eles não limpam adequadamente a tela e ainda soltam resíduos que deixam o notebook ainda mais sujo.

Esses resíduos podem cair e sujar o teclado, por exemplo, causando ainda mais danos ao seu aparelho eletrônico. Desse modo, prefira limpar com o material mais indicado para otimizar o seu tempo e evitar o retrabalho diante da necessidade de se realizar outra higienização que seja mais eficiente.

Utilize o álcool isopropílico

O melhor produto para limpar aparelhos eletrônicos é o álcool isopropílico, uma vez que ele contém uma baixa porcentagem de água (menos de 1%). Além disso, ele também é indicado para a limpeza em geral, por exemplo, de produtos com plástico, metal, vinil etc.

Vale ressaltar que, por conta da pouca quantidade de água, ele dificilmente promoverá a oxidação das peças do seu equipamento. Outros produtos, como a amônia e a acetona, devem ser evitados, pois são muito agressivos. Assim, podem danificar a tela do notebook, estragar peças internas ou remover a tinta das teclas, por exemplo.

Aposte na adesivagem para preservar o seu aparelho eletrônico

Uma alternativa bastante interessante para manter o notebook limpo por mais tempo é a adesivagem. O adesivo é capaz de proteger o seu aparelho contra riscos e arranhões que podem ocorrer com o uso no dia a dia.

Além disso, ele deixa o seu equipamento com um visual mais moderno, estiloso e descontraído, uma vez que você poderá escolher um modelo que tenha o desenho que melhor se encaixe ao seu gosto estético. Hoje em dia, há muitas opções de estampas no mercado. Assim, com certeza, será fácil encontrar uma que seja a sua cara.

O adesivo para notebook conta com impressão em alta resolução e a sua aplicação é muito simples e prática de ser feita. Tenha em mente que ele pode ser retirado quando você quiser sem oferecer prejuízos ao seu aparelho e sem deixar resíduos de cola pela superfície.

Dessa maneira, você poderá substituir o seu adesivo por outro modelo quando quiser e sem complicações. Ou seja, haverá muita praticidade de uso e você poderá se divertir diariamente com o visual do seu notebook personalizado.

Viu como limpar um notebook corretamente (e preservá-lo) é muito mais fácil do que você imaginava? Siga essas dicas e, com certeza, o seu aparelho eletrônico estará sempre limpo e em perfeito funcionamento. Com isso, ele durará mais tempo sem perder a qualidade de desempenho de suas funções.

Agora, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais? Com isso, mais pessoas podem ter acesso a essas informações de qualidade. Assim, ajude a espalhar o conhecimento!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Follow by Email