Decoração de Natal DIY: 5 dicas para você fazer sua própria decoração

6 minutos para ler

Com as festas de fim de ano chegando, é fundamental se preparar para fazer a decoração de Natal DIY, o famoso “faça você mesmo”. Com algumas ideias inusitadas, é possível criar um visual natalino diferenciado e que reflita a sua personalidade e, com isso, fique a sua cara.

Para isso, preparamos algumas dicas práticas e fáceis de fazer. Lembre-se de chamar os amigos e os familiares para ajudarem. Dessa maneira, todos podem usar a criatividade e contribuir para enfeitar o ambiente em que vocês passarão o Natal juntos.

Confira algumas dicas de decoração de Natal DIY. Continue a leitura deste texto e veja agora mesmo.

1. Crie uma luminária natalina

Que tal decorar o ambiente natalino com belas luminárias com aromatizante? Para isso, utilize potes de vidros que seriam descartados, como os de conserva ou os de geleia. Você pode criar desenhos em sua superfície com canetas para vidro ou, então, recortar os desenhos em papéis coloridos e colocar sobre o pote.

Em seguida, coloque uma pequena vela dentro do pote. O ideal é escolher uma que tenha o cheirinho de que você mais gosta, como de mel, de lavanda, de rosas, entre outros. Prefira as velas que fiquem dentro de um alumínio protetor, pois, com isso, são evitados acidentes, como o pote de vidro natalino quebrar com o calor direto da vela.

2. Faça o seu presépio de massinha de modelar caseira

O presépio é um enfeite que não pode faltar na sua decoração de Natal. Melhor ainda será se você puder colocar a mão na massa para criar o seu de forma personalizada e com muita criatividade. Para isso, faça a sua massinha de modelar caseira e crie pequenos santinhos e animais para formar o seu presépio. Para a massa, você vai precisar dos seguintes ingredientes: 

  • 3 copos de farinha de trigo;
  • 1/2 xícara de sal;
  • 250 ml de água;
  • 1 colher de sopa de óleo;
  • corante alimentício da cor que você preferir.

Para fazer a massinha, é muito simples. Coloque em uma tigela a farinha de trigo e o sal e vá acrescentando a água aos poucos ao mesmo tempo em que você mistura os ingredientes. Por fim, adicione o óleo e misture novamente. Separe a massinha em pedaços e cada um receberá a cor de que você precisará para criar os seus santinhos. É importante amassar a massinha até que ela fique com a cor totalmente homogênea. 

Como todos os ingredientes podem ser inseridos, até mesmo o corante, fica mais fácil chamar as crianças da casa para ajudarem nesse processo de criação sem que haja a preocupação do que fazer caso elas comam a massinha. Desse modo, aproveite o momento para se divertir com os pequenos e crie um belo presépio para decorar a sua casa.

3. Decore as garrafas que iriam para o lixo

Sabe aquelas garrafas de vidro ou de plástico que seriam normalmente descartadas no lixo? Use-as para decorar o seu ambiente natalino. Para isso, você pode utilizar várias técnicas, como a de pintura com tinta guache. Nesse sentido, é possível criar uma garrafa representando o Papai Noel; outra para a Mamãe Noel; uma para as renas, entre outros personagens que não podem faltar em sua festa. 

Caso você não tenha a tinta guache, não há problema. Você pode utilizar outros materiais, por exemplo, embalando a garrafa com jornal e, depois, pintando com lápis de cor ou giz de cera. Outra opção é utilizar restos de outros papéis coloridos que você tiver em casa.

O ideal é que você aproveite o que já tem guardado e que não esteja utilizando. Com isso, você dá um destino a esses materiais que ficariam velhos e sem uso e que acabariam no lixo.

4. Reaproveite as bolas antigas

Com o tempo, é normal que as bolinhas de enfeitar a árvore de Natal fiquem desbotadas ou descasquem. Em vez de descartá-las, use o momento para reaproveitá-las de uma maneira mais criativa e que reflita a sua personalidade.

Para isso, você precisará de cola quente e de outros materiais de decoração (a depender do que você tiver vontade de criar). Por exemplo, você pode colar miçangas coloridas pela bolinha. Outra possibilidade é o uso de glitter ou de lantejoulas para deixá-las coloridas e brilhantes. 

Outra opção bastante interessante é colar por toda a bola de Natal bolinhas pequenas feitas com papel crepom. Assim, escolha as cores ideais e faça muitas bolinhas para preencher toda a superfície do seu enfeite. Depois, é só colocar as bolas penduradas na árvore para deixar o seu ambiente personalizado e com muita beleza. 

5. Crie o seu próprio boneco de neve

O boneco de neve faz parte do universo lúdico que envolve o Natal. Desse modo, crie um que reflita exatamente o seu gosto visual. Para isso, use uma meia branca velha para ser o corpo e a cabeça do boneco.

Encha a meia com algodão. Faça primeiro a cabeça, criando uma bolinha menor com a ponta da meia. Use um barbante para amarrar essa parte. Em seguida, faça o corpo do boneco. Para isso, preencha o restante da meia com mais algodão até ele ficar com o corpinho bem redondinho. Dê um ponto com linha branca para fechar a meia, assim, evitando que o algodão saia. 

Depois, você pode desenhar a carinha do boneco com canetinhas coloridas ou, então, costurar botões. Lembre-se de que é preciso fazer 2 olhos, um nariz e a boca. Quanto ao corpo, costure 3 botões, um em cima do outro no centro do boneco. Por fim, é preciso costurar um gorro natalino e um cachecol com as cores do Natal (vermelho, branco e verde). O resultado será um lindo boneco que pode enfeitar a mesa de jantar, por exemplo.

Com essas dicas de decoração de Natal DIY, fica muito mais fácil deixar o visual nessa época do ano com a sua cara, não é mesmo? Lembre-se de chamar os familiares, os amigos e as crianças da casa para ajudarem nessa divertida missão de criar uma bela decoração de Natal para o lar. O resultado será composto de momentos inesquecíveis de muita união e de risadas, sem contar que a casa ficará com uma estética diferenciada e cheia de autenticidade.

Agora, que tal seguir as nossas redes sociais? Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Pinterest e no YouTube. Assim, você ficará sempre por dentro de todas as nossas novidades!

Você também pode gostar

Um comentário em “Decoração de Natal DIY: 5 dicas para você fazer sua própria decoração

Deixe um comentário

Follow by Email