8 itens de decoração de quarto de bebê e de criança que você não pode deixar de adquirir

6 minutos para ler

O quarto infantil é um espaço especialmente voltado para o desenvolvimento dos pequenos. Por isso, é fundamental que o ambiente reflita a personalidade de seus donos mirins e traga segurança, sofisticação, aconchego e diversão.

Por meio da decoração, é possível produzir um cômodo interessante, que aguce a criatividade das crianças e garanta uma boa noite de sono. Além de ouvir a opinião dos pequenos e criar um universo particular de acordo com a idade, é importante saber no que investir nesse local.

A seguir, separamos 8 itens principais de decoração de quarto de bebê e de criança que não podem ficar de fora do projeto. Confira!

1. Nichos

O quarto infantil conta com diversos elementos, como móveis, brinquedos e itens decorativos. Por isso, é essencial evitar o excesso para não comprometer o espaço de passagem.

Aproveitar a área das paredes é uma boa dica, já que deixá-las sem nada faz com que o ambiente fique sem graça. Nesse caso, os nichos são um ótimo investimento porque, além de serem decorativos, servem para guardar peças menores.

As prateleiras-nichos ficam uma graça na decoração de quarto de bebê e de criança, afinal, ajudam a montar um cantinho de leitura. Para acertar, é importante que os títulos, que devem estar de acordo com a idade da criança, fiquem na altura dela.

Os nichos com formatos diferentes são ideais para seguir um tema para o cômodo. Se a temática for espacial, por exemplo, vale investir em nichos redondos, assim como os planetas, ou nos que são em formato de foguete.

2. Luminária

Além da iluminação principal do quarto, é importante apostar em uma luminária para oferecer uma luz agradável à noite. Além de criar um clima de segurança, a meia-luz ainda traz a sensação de conforto.

Há diversas opções no mercado, com temas variados. Há desde luminárias em formato de dinossauro até de nuvem ou de unicórnio. A luminária pode ser posicionada na mesa de canto ou sobre a cômoda.

Ainda há a chance de investir nas luminárias de tomada, que, além de evitarem choques, servem para orientar a criança no ambiente.

3. Móbile

O móbile é uma maneira de manter os bebês entretidos e de criar um ambiente lúdico. Essa peça pode ser colocada acima do berço, em uma altura segura ou em outro local, além de servir para decorar o quarto de crianças grandinhas.

Dá para investir em móbiles musicais, personalizados ou artesanais, como os de crochê ou de feltro. As peças em trabalho manual deixam o espaço acolhedor e é possível escolher diferentes formatos, como cactos, lhamas, raposas ou gotas.

4. Papel de parede

Sabe o que falamos sobre aproveitar as paredes? Uma ótima forma de decorá-las é apostar no papel de parede infantil. Esse tipo de elemento decorativo dá personalidade ao quarto e cria um foco de atenção para o ambiente. É interessante optar por uma parede de destaque e harmonizar o espaço com uma cor neutra nas outras superfícies.

Como o papel de parede infantil chama atenção, é importante não sobrecarregar a área com muitos outros elementos decorativos, como quadros e nichos. Isso pode confundir o visual, então, é melhor evitá-los.

O ideal é que a estampa do papel de parede siga o tema do quarto e conte com cores presentes no ambiente. Para as crianças maiores, vale apostar em temas como safári, aviões, bailarinas, balões e assim por diante.

5. Adesivos decorativos

Os adesivos também podem estar na decoração de quarto de bebê e de criança. Diferentemente do papel de parede, que preenche uma parte maior da superfície, os adesivos são colocados em pontos estratégicos para compor o estilo do cômodo com muito charme.

A faixa de parede infantil, por exemplo, pode ajudar a setorizar o quarto do bebê ao ser posicionada acima do trocador ou do berço. A versão com a frase “seja bem-vindo” também é uma forma de personalizar o espaço com o nome da criança.

6. Tapete

Nada mais gostoso que acordar e pisar em uma peça confortável, não é mesmo? Para delimitar a área de brincar e tornar o cômodo ainda mais aconchegante, o tapete é uma ótima pedida.

As opções de tapete para quarto infantil são variadas, assim como o tamanho. É importante definir o espaço que a peça ocupará para que o ambiente não pareça menor. Além de seguir a paleta de cores e o estilo da decoração, o ideal é investir em um tapete antiderrapante, para evitar acidentes, ou prendê-lo embaixo dos móveis para que a criança não escorregue.

7. Cortina

Para garantir uma boa noite de sono, é fundamental que o quarto esteja climatizado, longe de ruídos e sem claridade. A cortina é uma ótima opção para deixar o cômodo escuro e os modelos com blackout evitam a entrada de calor excessivo e de barulho.

Na decoração de quarto de bebê e de criança, é possível criar composições para dar charme ao espaço. O voil fica lindo por cima da cortina e dá um toque especial. Ainda temos as cortinas temáticas, como as de princesas, unicórnios e carros.

Par acertar, é fundamental dar atenção ao comprimento da peça. Os modelos até o chão podem ser perigosos, já que há o risco de as crianças puxarem e de o suporte provocar um acidente. O ideal é que o berço também fique longe da cortina e que ela tenha uma altura adequada.

8. Organizador

Manter tudo no lugar é um desafio no quarto infantil, principalmente depois da brincadeira. Então, investir em itens decorativos que ajudem a manter a bagunça sob controle é indispensável.

Os organizadores têm como função armazenar itens dos pequenos, ao mesmo tempo que decoram o ambiente. Os modelos para serem pendurados na parede ou presos na lateral da cama não ocupam espaço e têm diversas estampas.

Já as caixas coloridas podem ser encaixadas nos nichos das estantes. Os cestos organizadores também têm feito sucesso na decoração, graças ao seu visual e às alternativas de estampas. Não importa o modelo: os organizadores são uma forma de ensinar a guardar os pertences ao terminar de usá-los.

Os itens de decoração de quarto de bebê e de criança ajudam a compor o visual desse cômodo tão especial para o crescimento dos pequenos. Ao conhecer os principais elementos que não podem faltar no seu projeto, ficará mais fácil produzir esse espaço e criar uma experiência incrível para as crianças.

Gostou das dicas? Então, que tal compartilhar o post nas redes sociais e marcar quem também está buscando inspirações?

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário