5 dicas incríveis para mandar bem na decoração do banheiro

6 minutos para ler

Quando se fala em decoração, a maioria das pessoas pensa logo na sala e nos quartos, às vezes até na cozinha. Geralmente, na hora de arrumar e renovar a casa, o banheiro é deixado de lado. Mas, você já parou para pensar que esse é um cômodo especial?

O banheiro é um lugar de autocuidado e um ambiente da casa que é usado várias vezes por dia por todos os moradores. Por isso, é importante que ele seja bem planejado, confortável e prático.

Quer saber como mandar bem na decoração do banheiro? Confira as dicas que separamos abaixo e comece a planejar a sua reforma!

1. Escolha bem o vaso sanitário e a cuba

Um dos primeiros pontos a considerar na decoração do banheiro são as louças sanitárias, ou seja, o vaso e a cuba da pia. Como o cômodo tem medidas reduzidas, esses itens acabam ditando o estilo da decoração e fazendo bastante diferença no resultado.

O mais importante aqui é que a cuba e o vaso combinem entre si e que, de preferência sejam da mesma cor. A escolha do tom e do estilo é muito pessoal e deve considerar também o restante dos elementos usados na decoração, mas a nossa dica é apostar em cores claras caso o seu espaço seja pequeno — isso traz a sensação de amplitude e leveza.

A qualidade dos materiais não deve ser deixada de lado. Isso garante a sua segurança, o conforto e a durabilidade das peças. As louças sanitárias costumam ter preço elevado. Por isso, analise bem o custo-benefício da compra para evitar dores de cabeça no futuro.

Além disso deve considerar quais as possibilidades do banheiro, o que quer dizer que você precisa analisar as instalações hidráulicas para não acabar levando para casa itens incompatíveis com o seu cômodo. Se precisar, consulte um especialista.

2. Invista em um bom espelho

Todo banheiro precisa de um espelho, não é mesmo? A principal função desse objeto é auxiliar o usuário na hora de escovar os dentes, fazer a barba, se maquiar, etc. Mas, além da função prática, o espelho tem um papel muito importante na decoração do banheiro. Para que ele atenda a essas duas necessidades, você deve tomar alguns cuidados na hora da escolha.

O espelho do banheiro precisa ter, pelo menos, 30 centímetros de altura, para que você consiga ter boa visão da cabeça e parte do tronco. A largura mínima é a mesma, no entanto o mais indicado é que ele não tenha menos de 50 centímetros para promover uma visão mais ampla.

Entretanto, é preciso considerar também que o espelho deve ter um tamanho proporcional ao do banheiro. Se o seu cômodo é espaçoso, um espelho com as dimensões mínimas não ficará harmonioso. O mesmo acontece se você tiver um espaço muito reduzido e optar por um modelo grande.

O formato também faz bastante diferença — os retangulares são mais tradicionais, enquanto os redondos trazem um ar moderno. Já os quadrados trazem um ar de leveza e ficam melhor em espaços pequenos ou médios.

3. Aproveite bem cada espaço

Por terem espaço reduzido, é preciso fazer um bom aproveitamento deles na hora de pensar na decoração do banheiro. O mais indicado é investir em armários planejados. Esses móveis são feitos sob medida e têm boa funcionalidade. Assim, você consegue armazenar tudo o que precisa de forma organizada, sem comprometer o visual.

Se você achar que precisa de mais espaço para armazenar objetos, aproveite as paredes. Essa á uma maneira de ter mais lugar para armazenamento sem atrapalhar a circulação. Prateleiras e nichos podem ser colocados acima do vaso sanitário ou da pia. Use cestos e caixas para organizar os seus pertences.

Dentro do box, o nicho de parede é a forma ideal de manter a organização usando pouco espaço. No entanto, quem procura uma solução mais rápida, pode investir em prateleiras e caixas organizadoras.

4. Aposte em objetos de decoração

Para complementar a decoração do banheiro e trazer mais beleza para o ambiente, você pode lançar mão de alguns objetos decorativos. Na bancada, aposte em saboneteiras, bandejas com perfumes, aromatizadores de ambientes, velas e até vasos com flores, caso haja espaço. Todos esses itens também podem ser posicionados nas prateleiras.

Nas paredes, aposte em quadros ou conjunto de mini espelho. O próprio espelho principal pode fazer as vezes de objeto decorativo — é só você escolher um modelo com personalidade e que tenha a ver com o estilo escolhido para o ambiente. Os modelos redondos estão em alta!

As toalhas e tapetes, apesar de serem itens essenciais e de uso pessoal, também podem ter um papel importante na decoração do banheiro e valorizar o ambiente. Escolha modelos que combinem com o estilo do banheiro e com cores que conversem com os demais objetos.

5. Capriche nos revestimentos

Uma alternativa muito interessante para a decoração do banheiro são os revestimentos de piso e parede. Eles trazem personalidade e fazem muita diferença no resultado da reforma. O primeiro ponto a ser considerado na hora da escolha é a qualidade e a facilidade de limpeza. Afinal, além de bonito, o revestimento precisa ser prático e duradouro.

Confira, a seguir, as principais opções do mercado:

  • cerâmica: é um dos revestimentos mais populares. Tem boa resistência e está disponível em diversas cores e formatos. Tem baixo custo, mas pode ser escorregadia;
  • porcelanato: é uma opção nobre e menos escorregadia, mas com custo elevado. Também está disponível em diversas, cores, formatos e texturas;
  • ladrilho hidráulico: geralmente coloridos e estampados, são indicados para ambientes com estilo retrô;
  • mármore ou granito: são opções luxuosas, com o custo mais elevado do mercado, e precisam ser instaladas com muito cuidado. O ideal é que as pedras sejam impermeabilizadas para que não absorvam gordura;
  • papel de parede: disponível em diversas cores, estampas e texturas. Pode ser tradicional ou vinílico — mais indicado para áreas molhadas. Tem bom custo-benefício e fácil instalação. 

Você já viu que com algumas mudanças básicas é possível deixar a decoração do banheiro com a sua cara sem largar a funcionalidade, não é mesmo? Para um resultado incrível e prático, não se esqueça de pensar na limpeza e higiene do ambiente. Por isso, escolha sempre materiais de qualidade e fáceis de limpar — inclusive os objetos decorativos.

Para ter acesso a outras dicas de decoração, assine a nossa newsletter e receba nossas dicas diretamente na sua caixa de entrada!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Follow by Email