Decoração para apartamento pequeno: o guia completo para você colocar a mão na massa!

11 minutos para ler

A compra e venda de apartamentos teve um grande crescimento nos últimos anos, dando muito destaque também ao mercado de decoração. Nesse cenário, tornou-se cada vez mais comum as pessoas planejarem a sua própria decoração para apartamento pequeno, em vez de escolherem móveis já prontos. Afinal, são diversas possibilidades de decorar sem fazer grandes reformas ou gastar muito dinheiro.

Esses projetos decorativos são flexíveis, podendo ser feitos tanto para apartamentos com poucas pessoas quanto para um único residente. Por ser um ambiente pequeno, em um primeiro momento, pode parecer algo difícil, mas não é uma missão impossível, já que, como vimos, até mesmo o morador pode realizar mudanças de maneira simples, sem precisar da ajuda de um profissional.

Aqui, é preciso levar em consideração a otimização dos espaços, optando por itens funcionais e que não comprometam a movimentação e o conforto. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com dicas práticas de decoração para que você possa começar a colocar a mão na massa sem receio, deixando poucos metros quadrados personalizados e renovados. Acompanhe!

Como decorar um apartamento pequeno de forma prática? 

Tem se tornado bem mais frequente a compra e o aluguel de kitnets e lofts, principalmente em grandes cidades, por serem mais práticos para uma vida corrida. Afinal, há menos trabalho com manutenções e limpezas. Contudo, eles também merecem uma atenção especial na hora de decorar.

Há diversos tipos de planejamentos para uma decoração de apartamento pequeno. Mesmo com o dinheiro curto, há a possibilidade de decorar todo o lar de forma moderna e confortável. Nesse caso, vale a pena escolher cada item da decoração com cautela, para que, além de aproveitar os espaços, seja criado um ambiente funcional.

A seguir, veja algumas dicas para que você saiba por onde começar a decorar.

Dê uma oportunidade aos brechós

Nos brechós, é possível encontrar excelentes itens decorativos, repletos de história e estilos, que podem ser adquiridos sem gastar muito. Nesses locais, há objetos e mobílias revitalizadas para todos os gostos. Muitas vezes, os itens estão bem conservados, pois diversas pessoas se desfazem deles com a intenção de obter outras peças mais modernas.

Com isso, é interessante ter um olhar mais criterioso e não perder a oportunidade de decorar o seu apartamento com objetos e móveis que podem ser raridade no mercado.

Escolha um estilo de decoração

Se o objetivo é fazer a decoração para apartamento pequeno, saiba que é importante definir um estilo. Isso porque no mercado há inúmeras opções, como clássico, industrial, escandinavo, minimalista, oriental, entre outros, o que pode confundir, gerar dúvidas e até mesmo fazer com que você gaste mais.

O melhor é escolher um único estilo, que reflita as suas preferências e se adéque à proposta desejada. Dessa forma, fica mais fácil optar pelos objetos ideais para compor os ambientes, sem ter que investir em itens que não têm a ver com o seu estilo e personalidade.

Abuse das cores claras nas paredes

Não há uma regra em relação às cores ideais para um ambiente pequeno, mas é fato que os tons claros são os mais procurados. Combinações de cores neutras, como branco, cinza claro ou bege ajudam a rebater a iluminação, fazendo com o que o ambiente ganhe a sensação de amplitude, além de evitar o cansaço visual nos espaços. Ainda, as cores claras nas paredes dão à decoração um aspecto mais refinado.

Invista no DIY (Do It Yourself)

Uma forma prática para economizar na decoração do apartamento pequeno e ainda manter o próprio estilo é investir no famoso DIY, conhecido como “Faça Você Mesmo”. Apostar nessa tendência pode se tornar algo fácil para aqueles que têm habilidades manuais. Contudo, mesmo não tendo prática, qualquer pessoa pode criar objetos interessantes e com toques pessoais, basta usar a criatividade.

Por exemplo, os azulejos antigos da cozinha podem ser renovados e ganhar novos ares com a aplicação de adesivos coloridos. Os vasos suspensos para pequenas plantas e suculentas podem ser feitos de embalagens ou garrafas vazias, em vez de serem comprados. Já as gavetas de uma mesa de cabeceira podem ser facilmente reformadas e usadas presas na parede como nichos, para dar um up à decoração do ambiente.

Utilize espelhos para ampliar os ambientes

Antigamente, os espelhos não eram muito bem explorados pela decoração, mas hoje em dia ganharam um grande destaque. Eles ajudam a ampliar o campo de visão do ambiente, como se dessem uma sensação de profundidade e continuidade ao espaço.

Uma boa dica é colocar espelhos em áreas específicas, como paredes em frente às janelas, ao lado da mesa de jantar ou em portas e armários. Todas essas possibilidades oferecem uma estética completamente diferenciada ao seu apartamento, contribuindo para aumentar o ambiente e trazendo modernidade.

Integre os ambientes

Em um apartamento pequeno, é difícil ter muitas divisões, pois as construções são bem menos complexas. Por isso, vale a pena integrar os ambientes e deixá-los mais elegantes e modernos, favorecendo a entrega de uma sensação mais aconchegante para o morador. Se o apartamento tem muitas divisórias, considere tirar algumas delas para ampliar o lugar. Você pode, por exemplo, integrar a sala de estar e a cozinha.

Adote móveis funcionais

Os móveis com design flexível são ótimos para utilizar em pequenos ambientes, já que mobílias grandes podem não combinar muito com o local e comprometer os espaços. Os móveis funcionais são perfeitos para otimizar áreas, além de oferecerem um ar descontraído ao ambiente e uma maior sensação de leveza. Sofá-cama, mesas retráteis e nichos organizadores são bons exemplos.

Vale lembrar que alguns móveis antigos ou em desuso também podem ser repaginados para se adequar ao novo ambiente. Você mesmo pode arrumá-los para não gastar muito com consertos.

Invista em uma iluminação pontual

A luz é completamente essencial para o ambiente. Luzes brancas podem se assemelhar muito à luz natural. Por isso, são ligadas aos ambientes de trabalho. Já as luzes amarelas causam uma sensação mais acolhedora.

É importante escolher bem que tipo de luz você quer colocar em cada cômodo. Os jogos de luzes pontuadas no teto são escolhas modernas e que estão bastante em alta, pois permitem direcionar a luz nos lugares de sua escolha para um melhor design.

Contudo, não pense que é preciso ter um projeto de iluminação complexo em seu apartamento. Isso porque até mesmo o uso de luminárias e abajures pode cumprir esse papel. É algo clássico, mas ainda muito sofisticado, podendo dar ao ambiente uma estética simples e elegante.

Use cabideiros

Com a correria do dia a dia, não é difícil deixar as roupas empilhadas na cadeira. Para evitar que isso aconteça, vale a pena usar um cabideiro para pendurar as peças e deixar a casa mais organizada e espaçosa.

Seja na sala ou no quarto, esse item é ideal e funcional. Além disso, é uma ótima decoração para apartamentos pequenos, bastando apenas escolher um modelo de cabideiro que combine com o restante dos móveis para oferecer sofisticação e praticidade.

Aproveite as paredes

Uma parede em tons claros pode ser explorada sem medo com objetos e móveis que tenham cores mais escuras. Os nichos são ótimas escolhas para organizar a casa com pequenos objetos em uma altura mais alta. Já as estantes de livros podem dar um ar intelectual ao ambiente. Também não podemos nos esquecer dos quadros, pois eles podem dar vida ao apartamento com suas cores e formas.

Uma escolha alternativa são as plantas, Há espécies especiais para apartamentos que são adoráveis para compor o ambiente. Mas não exagere, pois muita informação pode fazer o espaço ficar sobrecarregado. Assim, escolhendo com cuidado o que ser inserido, você pode mudar completamente a dinâmica de organização do seu lar.

Utilize papel de parede

Não pense que é difícil utilizar papel de parede em um apartamento pequeno. Isso porque diversos modelos são perfeitos para espaços menores e reservados. Assim, basta ter atenção no momento da escolha.

Cores mais suaves são mais indicadas, pois, quando o papel de parede nos dá “muita informação”, ele acaba trazendo uma sensação de encolhimento do espaço. Porém, você pode explorar modelos mais modernos e despojados, já que eles trazem boas energias para o ambiente sem interferir na decoração em geral.

É indicado colocar os papéis em paredes atrás de sofás, camas e outros móveis, onde terão um contraste com a mobília. O objetivo é que o papel de parede para decoração converse com os outros objetos da casa de forma harmoniosa.

Busque inspirações

Se mesmo com essas dicas você sentir que ainda precisa de mais ideias para fazer a decoração do apartamento pequeno, busque inspirações, pesquisando referências e informações. Uma ótima maneira de fazer isso é observar as pessoas em seu convívio que também têm apartamentos ou fazer buscas em revistas de decoração e sites específicos sobre o tema. No entanto, procure manter seu estilo.

Quais são os erros mais comuns na decoração?

A decoração de um apartamento pequeno precisa de truques para fazer com que o ambiente pareça mais espaçoso do que realmente é. Contudo, sem perceber, algumas pessoas vão no sentido contrário e cometem alguns erros que prejudicam os ambientes. Veja os principais deles a seguir.

Distância entre os móveis

Um ambiente pequeno pode fazer com que as pessoas tenham a sensação de que estão encurraladas, especialmente se nele se concentra uma grande quantidade de móveis. Desse modo, além de optar por mobílias funcionais, também é importante deixar uma distância de pelo menos 60 centímetros entre elas, para que todos possam circular pelo ambiente de maneira mais tranquila.

Uso da mesa de centro

A mesa de centro pode fazer parte da decoração, mas desde que ela não atrapalhe a movimentação pelos espaços. Diante disso, é importante escolher um modelo que esteja em conformidade com o ambiente. No mercado, existem diversos tipos, como modelos com pernas mais finas e altas que oferecem suavidade e podem ser usados até como banquinho, caso haja necessidade.

Exageros ao decorar

Esse é um dos erros mais comuns quando falamos da decoração de um ambiente pequeno. Isso porque não é difícil acumular objetos em casa, causando exageros na decoração e deixando o visual sobrecarregado. Por isso, em um espaço reduzido, é fundamental deixar somente objetos de uso diário ou que sejam relevantes na decoração. Assim, vale a pena aos poucos ir adquirindo os itens decorativos, de acordo com a necessidade do ambiente.

Mudanças no piso de um cômodo para o outro

Quando o piso colado muda de estilo de um ambiente para o outro proporciona a limitação da área, causando a sensação de o cômodo ser ainda menor do que parece. Diante disso, o ideal é utilizar somente um modelo de piso nos ambientes, a fim de reduzir esse impacto e causar a impressão de um apartamento maior.

Compra de artigos da moda

Esse é um item que passa despercebido com frequência, pois muitas pessoas querem decorar a casa com artigos que estão em alta na moda. No entanto, com o passar do tempo, pode ser que percebam que o item não tem o estilo delas e desejem trocá-lo, mesmo que o objeto ou a mobília sejam adquiridos por um preço acessível. Por isso, é importante não agir por impulso e investir em algo só porque está em alta. O recomendado é manter o foco em uma decoração que tenha mais o seu estilo em longo prazo.

Concluindo, há diversas formas e jeitos de planejar uma decoração para apartamento pequeno. No entanto, é essencial que você leve em consideração os seus gostos. Afinal, nada mais aconchegante do que, ao chegar em casa, sentir que tudo ali tem as suas características.

Por fim, tenha em mente o que é preciso planejar e o que você deseja para o seu ambiente, pois, caso ocorram imprevistos, será mais fácil resolver a situação e arranjar novas alternativas. Com pouco dinheiro e muita criatividade, você mesmo pode dar charme e personalidade à decoração, criando um ambiente completamente diferente, funcional e confortável.

Nossas dicas foram interessantes para você? Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre decoração? Então assine a nossa newsletter e receba informações atualizadas diretamente em seu e-mail.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Follow by Email