4 ótimas dicas de combinação de cores para aplicar na decoração

7 minutos para ler

As cores e suas combinações são um dos principais elementos da decoração. Geralmente, quem vai planejar um ambiente começa pensando nas cores para, em seguida, escolher os revestimentos, móveis e outros objetos.

Para que o espaço fique harmônico, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de definir as cores do projeto. A escolha aleatório pode até dar certo em alguns casos, mas, para tomar uma decisão com mais segurança, existem algumas técnicas de combinação que devem ser considerada.

Neste artigo, você vai conhecer o círculo cromático e aprender a usá-lo a favor do seu ambiente, além de conferir algumas dicas de combinação de cores. Boa leitura!

O que é o círculo cromático e como usá-lo

O círculo cromático é uma representação das cores que o olho humano consegue enxergar. Essa ferramenta, tão utilizada por arquitetos e designers de interiores, foi criada por Isaac Newton, por isso, também é conhecida como Círculo de Newton. 

Geralmente, o círculo cromático é dividido em 12 partes – cada uma delas representa uma cor. A partir da mistura entre as cores do círculo, uma infinidade de tons pode ser criada. Essas misturas seguem alguns padrões, sobre os quais falaremos mais adiante.

Para entender como eles funcionam, é importante conhecer a classificação das cores. O círculo cromático é formado por três cores primárias, três secundárias e seis terciárias. Entenda essas categorias:

  • primárias: azul ciano, amarelo e vermelho;
  • secundárias: são formadas a partir das misturas de duas cores primárias. No círculo, aparecem o violeta, o laranja e o verde;
  • terciárias: são formadas na mistura de cores primárias com cores secundárias. É por isso que no círculo aparecem o amarelo esverdeado, amarelo alaranjado, azul arroxeado, azul esverdeado, vermelho arroxeado e vermelho alaranjado.

Para seguir as dicas de combinações de cores que tratemos neste post, é importante que você conheça os padrões que foram criados a partir do círculo cromático!

Cores complementares

As cores complementares são aquelas que estão em lados opostos no círculo cromático. A principal característica deste tipo de combinação é o contraste. Esse esquema é indicado para quem deseja levar as sensações alegres e energéticas para os ambientes.

Algumas combinações possíveis são amarelo com violeta, azul com laranja e vermelho com verde.

Combinação de três cores

Esse tipo de combinação utiliza cores que estão equidistantes uma das outras no círculo cromático. É como se você desenhasse um triângulo equilátero dentro do círculo e escolhesse as cores que estão em cada uma de suas pontas. Dessa forma, você pode criar as seguintes combinações: vermelho, amarelo e azul; azul esverdeado, amarelo alaranjado e vermelho arroxeado, entre outras.

Combinações análogas

Essas combinações são feitas com cores vizinhas. Você pode escolher entre duas e cinco cores sequenciais no círculo e, assim, levar a sensação de calma para o seu espaço.

Algumas combinações análogas possíveis são laranja, amarelo e verde; verde, azul e roxo; laranja vermelho e roxo, entre outras.

Combinação em fenda

Aqui, você deve escolher uma cor primária e, em seguida, eleger duas cores complementares. Essa técnica é indicada para quem gosta de contrastes, mas com menos intensidade. Alguns exemplos de combinações possíveis são amarelo, verde e lilás ou vermelho, azul e verde. 

Combinações de quatro cores

Se a sua intenção é criar um ambiente divertido, essa técnica é a mais indicada. A ideia aqui é desenhar um quadrado no círculo cromático e escolher as cores que correspondem aos cantos. Roxo, vermelho, azul esverdeado e amarelo formam, juntos, uma das combinações possíveis.  

Dicas de combinação de cores para mandar bem na decoração

Agora que você já conhece o círculo cromático e sabe usá-lo a favor do seu projeto de decoração, que tal conferir as dicas de combinação de cores que trouxemos para ajudar você a fazer a melhor escolha?

1. Compreenda as características de cada cor

A psicologia das cores é um estudo que mostra que cada cor tem o poder de transmitir algumas sensações. Com base nisso, você pode escolher os tons que mais têm a ver com a sua personalidade ou com o clima de cada ambiente. O quarto, por exemplo, por ser um lugar de descanso e recuperação de energias, pode trazer cores mais calmas.

Cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, trazem sensações de alegria, vitalidade e criatividade. O verde ajuda na insônia e traz a sensação de calma, assim como o azul, que é capaz de transmitir ainda a serenidade.Já o cinza é mais elegante, assim como o marrom, muito usado nos móveis por passar sensação de segurança. 

2. Escolha a cor principal

Se estiver em dúvida sobre quais cores combinar, uma boa opção é escolher um tom como principal. Assim fica mais fácil definir as demais cores da paleta, usando as técnicas que apresentamos acima.

Outra dica de combinação de cores é escolher uma como protagonista do ambiente e usar as demais em pontos específicos, como nos objetos decorativos. Se você gostaria de ter uma sala com tons de marrom, por exemplo, pode usar essa cor nos móveis ou nas paredes e completar a decoração com itens de outra cor. Cortinas, tapetes, estofados e objetos decorativos podem trazer tons alaranjados, amarelados ou esverdeados.

3. Use tom sobre tom

Tom sobre tom é o nome da combinação de diversos tons de uma mesma cor. Se você escolher o azul, por exemplo, pode brincar com as suas diferentes nuances, trabalhando desde o azul marinho até os tons pastéis. Esse efeito deixa o ambiente elegante e sofisticado, mas, a depender dos móveis e objetos escolhidos, pode funcionar bem em espaços mais despojados.

4. Faça combinações análogas

As combinações análogas, como falamos, são aquelas feitas com cores vizinhas no círculo cromático. Esse tipo de combinação é simples e fácil de acertar. Por isso, se estiver inseguro na hora da escolha, aposte nessa técnica.

Para não errar, evite escolher muitas cores. Geralmente, duas ou três são suficientes para permitir que você trabalhe diferentes tons nos mais diversos pontos do seu ambiente. E não se esqueça de trabalhar as cores escolhidos nas estampas. Elas são uma ótima alternativa para trazer diferentes texturas para o ambiente e no mercado existem opções com todos os estilos.

Com essas dicas de combinação de cores, fica mais fácil você acertar na escolha e trazer para a sua casa as sensações que deseja transmitir. Imprimir a sua personalidade na decoração também ajuda a deixar o espaço mais aconchegante e confortável.

Que tal começar a tirar o seu projeto do papel? No Facebook, você confere outros conteúdos que preparamos apara ajudar você a deixar a sua casa cada vez mais bonita e especial. Curta a nossa página!

Você também pode gostar

Deixe um comentário