Experimente 15 ideias com papel de parede!

11 minutos para ler

As ideias com papel de parede podem ser utilizadas em diversas instâncias para além da parede. Isso porque eles apresentam uma versatilidade que servem como decoração de ambientes e ainda renovar um objeto ou moldura, forrar mesas e até aplicar no teto. Com diversos modelos, estilos e cores o papel de parede pode ser combinado com a pintura do ambiente, móveis e itens decorativos.

Isso tudo é possível sem gastar muito e ainda valoriza os ambientes ao transformar os espaços, deixando a casa original e interessante. No entanto, a ideia de não saber optar por um produto ideal pode ser um problema, pois em determinados ambientes e superfícies há papéis de parede específicos, assim como uma estampa mal escolhida pode transmitir a sensação de um cômodo visualmente carregado.

Por isso, escrevemos este conteúdo com 15 ideias para que você saiba como aplicar os papéis de parede, sem ter nenhum inconveniente e deixar a casa renovada em pouco tempo. Acompanhe!

Para além das paredes: onde usar o papel de parede?

O papel de parede não só para decorar um ambiente, mas também renovar itens e deixa-los ainda mais originais. Nesse caso, basta usar a criatividade associada ao bom gosto para transformar outros locais e objetos. Dentre algumas ideias estão:

1. Cabeceira da cama

Para ambientes como o quarto, geralmente utilizam-se as paredes com os tons mais claros para proporcionar um maior relaxamento. Por isso, na cabeceira vale a pena optar por um papel de parede que se destaque em sua cor como estampas ou monocromáticos. Assim, é possível decorar um pequeno espaço na cabeceira que vai trazer uma renovação para o ambiente.

2. Fundo do nicho e estantes

As estantes e nichos costumam ter o fundo com cores claras e, uma das ótimas ideias com papel de parede é oferecer originalidade a esses itens. Nesse caso, é possível incrementar utilizando o papel de parede adesivo no fundo ou como forro para dar destaque aos objetos da decoração.

3. Espelhos

No espelho também é possível aplicar o papel de parede e renovar os ares do ambiente. O mais comum utilizado é optar pela moldura no espelho, aplicando o material diretamente ao seu redor, escolhendo desenhos e detalhes que combinem com a decoração do local.

4. Portas

Uma das soluções para melhorar o aspecto das portas é pensa no papel de parede. Suas variedades de opções pode tornar a porta moderna e com um efeito interessante e bonito, por exemplo, o uso do papel adesivo fosco e com desenhos para revestimento de uma porta de vidro.

5. Interruptores e espelhos de tomadas

Nas lojas há versões de interruptores e tomadas mais básicas sem muitas opções de tonalidades. O uso do papel de parede com sua infinita variedade podem transformar esses cantinhos do ambiente. Para isso, é preciso escolher uma estampa que favoreça as combinações de cores do ambiente como desenho de uma árvore ou bolinhas, por exemplo, que se destaque pelo seu detalhe inovador.

6. Fundo dos armários e closet

Mesmo que não seja um lugar de fácil visualização, o fundo do armário e dentro do closet pode se tornar um espaço mais alegre, que vai ajudar a inspirar os looks no dia a dia. Para ambientes maiores revestir as paredes com estampas clássicas pode ser uma ótima escolha para revitalizar o móvel e ajudar proteger contra arranhões. Já para locais pequenos apenas a aplicação no fundo possibilita trazer elegância e renovação ao local.

7. Tetos

A aplicação do papel de parede no teto garante a sofisticação do ambiente. No entanto, é preciso que a superfície esteja lisa, sem umidades e imperfeições. Locais mais monocromáticos como a cozinha pode trazer tons mais azuis para se destacar das cores brancas. Já a sala de estar uma estampa de flores em combinação com as luzes quentes, oferece um maior relaxamento e requinte.

8. Quadro na parede

No mercado há vários quadros que são bonitos, mas devido a sua falta de harmonização e tonalidades com a decoração da casa, acabam sendo um item não desejável. Uma opção é utilizar o papel de parede como um quadro, isto é, emoldurar sem precisar revestida uma parede inteira. Além de ser uma alternativa mais barata e ter diversas estampas lindas, o ambiente se torna mais personalizado e exclusivo quando o painel de papel de parede for pendurado.

9. Escadas

As escadas geralmente têm cores mais monótonas e não chamam muita atenção. Mas, os degraus podem receber um novo revestimento nas partes verticais ou até mesmo o seu contorno. Para quem não deseja sair do padrão pode utilizar apenas um tom que se destaque, mas se a intenção é ousar as opções mais coloridas deixam o local mais alegre.

10. Revestir móveis

Os móveis da residência não precisam se limitar sendo renovando somente com a pintura. Isso porque as ideias com papel de parede também abrange esse item, principalmente se o móvel tiver o acabamento liso. Assim, partes específicas podem ser revestidas, como as gavetas, por exemplo, mas o cobrir por completo é outra opção bastante viável.

11. Geladeira

Devido ao tempo e uso constante, a geladeira ganha algumas manchas e arranhões, fazendo com que as pessoas pensem em envelopar. O material mais comum utilizado é o papel contact, mas também há a possibilidade de aplicar papel de parede adesivo específico para esse item. Dependendo do estilo e decoração pode-se utilizar desde personagens de desenho animado, marcas de cerveja até uma textura que imitam o aço inox ou madeira.

12. Tampo de mesas

Mesas de trabalho, jantar e aparadores podem receber um visual novo de maneira prática e rápida. Para isso, é possível escolher o papel de parede que combine com os itens da decoração como tons mais neutros ou estampados, por exemplo. Posteriormente, a mesa com o tampo de vidro ganha um novo acabamento, que também podem ser empregados em outras partes e ainda cobrir por inteira.

13. Interior das gavetas

Para proteger o móvel e mudar a decoração, uma das outras ideias com papel de parede é aplicar no interior das gavetas. Dessa forma, não precisa revestir todo o móvel, mas ainda tem o resultado inovador que facilita no dia a dia.

14. Azulejo da cozinha

Com as opções a prova d’água, o papel de parede pode ser aplicado no azulejo da cozinha. Essa possibilidade facilita para a instalação dos móveis e para quem não deseja utilizar o porcelanato, pois é uma opção mais rápida e que não deixa sujeira no momento de aplicação. Entretanto, é preciso ter atenção no momento da escolha do papel, a fim de manter a harmonização das cores do ambiente.

15. Varanda

Para quem tem uma varanda pequena e quer dar o ar da natureza, o papel de parede com árvores é uma ótima opção. Mas se a intenção é ter um local mais alegre, os tons mais quentes como amarelo e vermelho, por exemplo, oferece um recinto mais verão. Contudo, a área para aplicação deve ser escolhida com cautela, para evitar que a incidência de raios solares e chuva diminua a durabilidade do material.

Por que usar papel de parede em casa?

A ideia de mudar o visual dos ambientes da própria casa faz com que muitas pessoas desanimem, pois pintar os cômodos é uma tarefa que, além de dar trabalho, leva tempo e deixa sujeiras e, dependendo do estado das paredes pode ser necessário chamar um profissional para realizar o serviço.

Por isso, umas das tendências, devido sua praticidade e variedade, é o uso do papel de parede na decoração de uma casa. Esse tipo de revestimento pode mudar o visual do ambiente de forma fácil e rápida, pois além de ser utilizado em diversos locais, ele também foi desenvolvido para as áreas úmidas da residência como cozinha e banheiro.

Para isso, basta escolher o tipo de papel de parede mais adequado para cada cômodo e aplicar de maneira adequada para que a boa aparência do revestimento seja mantida por longo tempo, o que pode chegar à média de 12 anos de duração. Mas, é essencial, antes de adquirir o material, observar as especificações do fabricante para identificar em quais ambientes a ideias com papel de parede pode ser usado.

Como aplicar os papéis de parede mais populares?

No mercado existem inúmeros papéis de parede diferentes, com opções mais neutras e sombrias e outras mais alegres e coloridas. Todos os estilos têm capacidade de mudar os ambientes e cômodos de uma residência, sendo que os mais populares podem ser aplicados em locais específicos, tais como:

Papel de parede capitonê

Um dos principais modelos de papel de parede para quarto é o estilo capitonê. Isso porque ele imita a cabeceira da cama em estofado devido as suas formas geométricas e conta com uma variedade de cores que possibilitam a harmonização com o ambiente, dando um toque de elegância. Mas, desde que seja utilizado com moderação, caso contrário, pode dar um efeito carregado.

Papel de parede infantil geométrico

Assim como outros tipos, o papel de parede infantil geométrico também é bastante versátil, pois suas infinitas formas abrangem círculos, quadrados e triângulos. No entanto, devido ter as estampas carregadas de informações é preciso ter cuidado na hora de escolher. Geralmente, o modelo infantil tem as cores mais neutras, podendo ser utilizado no fundo dos nichos e prateleiras, mas com apenas alguns objetos para enfeitar.

Papel de parede infantil com gatinhos

Para as crianças que são apaixonadas pelos animais, pode aproveitar o uso do papel de parede com gatinhos. Nesse caso, ao invés de revestir por completo uma parede é possível emoldurar o papel e utilizar como quadro no quarto. Assim, esse item ficará em destaque na decoração.

Papel de parede chevron infantil

Para um quarto infantil mais moderno o papel de parede chevron é uma ótima opção. Para isso, basta escolher uma parede e aplicar o modelo escolhido que utilizam suas formas desenhos em zigue-zague. Uma dica é optar por um modelo com cores cinza e branco, para ter um aspecto mais suave sem perder a modernidade. Além disso, caso haja sobra do material, ele pode ser utilizado pare revestir o interior das gavetas dos armários.

Papel de parede infantil Teens ursinhos

De fácil aplicação de prático o papel de parede infantil tens ursinhos pode ser usado para revestir móveis e portas. Diante disso, é preciso que a superfície esteja lisa e plana para evitar imperfeições aparentes no papel de parede.

Papel de parede listrado

Este tipo de papel listrado pode ser usado em uma parede da sala ou nos degraus da escada na vertical e em linhas mais finas. Além disso, é possível utilizar combinações, já que as listras podem ser usadas junto com outras estampas como poá, flores e bolinhas, oferecendo uma decoração perfeita.

Papel de parede arabesco

Com o papel de parede arabresco é possível criar um cenário elegante e de bom gosto, pois os inúmeros traços e cores permite utiliza-lo nos mais variados ambientes. No closet o revestimento metalizado aplicado no fundo traz romântico e harmonia com os demais itens, além de proporcionar um ambiente luxuoso.

Como é possível criar mix de papéis em um cômodo?

Criar uma combinação de ideias com papel de parede é uma tarefa desafiadora, pois é preciso que esse mix também harmonize com o restante do cômodo, sem deixar o ambiente carregado. Nesse caso, inicialmente é necessário definir o estilo da decoração como clássico ou moderno e optar por papel de parede que ofereça essa complementação.

Após definir o estilo da decoração, leve em consideração o tamanho do cômodo. Se o local for pequeno é possível escolher papel de parede com tom forte e juntar com um de fundo branco, mais neutro e com estampa colorida, a fim de proporcionar amplitude ao ambiente.

O importante é criar ideias com papel de parede aonde um vai contrastar com o outro, como usar desenhos com estampas uniformes, cores escuras com claras, mas sempre combinando conforme o estilo determinado para o cômodo.

Gostou do nosso conteúdo? Então veja as diversas opções de papel de parede que trazem requinte e exclusividade para sua casa.

Você também pode gostar

Deixe um comentário