4 ideias para economizar espaço em apartamentos pequenos

6 minutos para ler

Com algumas ideias para economizar espaço, é possível otimizar o tamanho dos ambientes sem dificuldades. Isso é fundamental, principalmente, se você mora em uma casa ou em um apartamento pequeno, já que é mais difícil armazenar todos os pertences dos moradores de forma organizada. 

Apesar de isso parecer um grande desafio, com as dicas certas, o resultado será um lar mais espaçoso, sem poluição visual e com todos os itens pessoais em seus devidos lugares. Desse modo, será mais simples compor uma bela decoração nos ambientes, o que proporcionará às pessoas mais bem-estar, tranquilidade e qualidade de vida. Além disso, a casa ficará mais funcional, sendo fácil encontrar o que você está procurando sem perda de tempo.

Para ficar por dentro de algumas ideias para economizar espaço, continue a leitura deste texto e saiba mais agora mesmo!

1. Utilize móveis multifuncionais 

Os móveis multifuncionais são práticos, uma vez que eles proporcionam a vantagem do “2 em 1”. Ou seja, o mesmo móvel serve para mais de uma finalidade. Desse modo, eles são muito indicados para apartamentos pequenos, pois proporcionarão funcionalidade, espaço e beleza de forma inteligente.

Nesse sentido, é possível utilizar, por exemplo, o baú de madeira aos pés da cama. Vale ressaltar que essa mobília funciona muito bem em diversas decorações, como no estilo moderno, clássico ou rústico. Além disso, serve para armazenar itens do quarto em seu compartimento interno — como colchas, lençóis, travesseiros, toalhas, entre outros — e pode funcionar também como um assento para calçar o sapato, um cantinho para a decoração com almofadas ou para colocar a roupa de cama na hora de dormir. 

Outros móveis que seguem essa mesma linha são a mesa de centro com compartimento para o armazenamento de objetos pessoais, que pode ser colocada entre o sofá e o aparador com a televisão na sala de estar, e o banco com espaço interno, que pode ser utilizado na varanda gourmet ou na cozinha. Desse modo, observa-se que fica muito mais fácil ganhar espaço na casa pequena ao mesmo tempo em que tudo fica organizado de forma a evitar a bagunça, que reflete na poluição visual do ambiente.

2. Aproveite os espaços verticais 

Os espaços verticais são fundamentais para criar mais locais de armazenamento no apartamento pequeno. Com isso, você ganha espaço e é possível deixar os objetos pessoais guardados devidamente ao mesmo tempo em que a decoração fica mais enfeitada, charmosa e com uma personalidade que reflita o seu gosto.

Por exemplo, na sala de estar, coloque uma estante para guardar os livros. Assim, ela funcionará como uma pequena biblioteca, em que todos os livros estarão guardados e enfeitando o local com muito charme. Aproveite e decore a estante com objetos pessoais que contem um pouquinho da sua trajetória, como souvenirs adquiridos em viagens, porta-retratos com fotos de pessoas queridas, entre outros itens que sejam especiais para você. Desse modo, fica mais fácil compor um cantinho intimista e acolhedor.

Já no banheiro e na cozinha, aposte em prateleiras. Na primeira hipótese, você pode organizar as toalhas de banho e de rosto ou, então, colocar cestos organizadores com os produtos de farmácia da família. Com esse cuidado, os itens estarão arrumados e já prontos para o uso quando for necessário.

Na segunda hipótese, a prateleira pode ser colocada sobre a bancada da pia. Nela, você pode organizar os temperos, as panelas e os pratos de porcelana, por exemplo. Para esse local, prefira colocar itens que sejam bonitos e que acrescentem beleza para a estética do ambiente. Logo, haverá mais espaço para colocar os objetos sem deixar a desejar na decoração do local. 

3. Opte por móveis planejados 

Os móveis planejados ajudam a aproveitar todo o espaço disponível no local. Por isso, eles são os mais indicados se o seu apartamento for pequeno. No quarto do casal, por exemplo, vale a pena colocar um móvel planejado com portas de correr. Dessa maneira, o uso da mobília será mais funcional ao mesmo tempo em que se ganha espaço no local. Também é interessante colocar espelhos nas portas, tendo em vista que esse é um recurso excelente para refletir a luz e, com isso, criar a sensação visual de que o ambiente é maior do que realmente é.

O banheiro e a cozinha também podem contar com móveis planejados, o que ajuda a deixar os ambientes mais harmônicos esteticamente. Na cozinha pequena, é interessante criar um balcão personalizado a fim de caber apropriadamente no espaço. Com ele, é possível compor armários na sua parte inferior para armazenar utensílios ou funcionar como uma despensa. Já na parte superior, use-a como um cantinho para fazer as refeições. Para isso, adicione bancos altos com as cores ideais para combinar com o restante da decoração do local.

4. Use móveis com nichos e gavetas

Os móveis com nichos e gavetas são perfeitos para proporcionar mais espaço no ambiente pequeno. Com isso em mente, faça uso deles para deixar a casa mais organizada, e a decoração, diferenciada.

No quarto, por exemplo, use uma base de cama que ofereça os nichos e as gavetas. Dessa forma, é possível guardar edredons, colchas, fronhas, entre outros itens. Já na sala, coloque uma mesa de centro com essas características. O resultado será uma casa sem bagunça.

Uma dica é apostar nos móveis de madeira, tendo em vista que esse material é resistente e durável. Além disso, a madeira tem tons neutros, o que faz com que seja fácil adicioná-la em qualquer estilo de decoração. Destaca-se, ainda, que ela combinará sem dificuldades com a paleta de cores escolhida para a composição do ambiente.

Gostou das nossas ideias para economizar espaço? Lembre-se de que é fundamental realizar um planejamento prévio ao decorar um apartamento pequeno, pois isso ajudará a aproveitar da melhor maneira possível o espaço dos ambientes. O resultado será uma casa com o tamanho otimizado e uma decoração muito bela e capaz de proporcionar bem-estar, tranquilidade e aconchego a todos os moradores do local. 

Agora, confira 4 dicas excelentes de como combinar as cores na decoração. Assim, será muito mais fácil compor belos ambientes com muita harmonia visual. 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Follow by Email