Saiba como escolher os móveis para a sala do seu apartamento

6 minutos para ler

O momento de decorar a nossa casa é bastante emocionante, já que podemos escolher os móveis que farão parte da nova decoração e o melhor lugar para colocá-los. Entretanto, essa também pode ser uma tarefa um pouco difícil, já que, muitas vezes, não temos noção de alguns aspectos que devem ser levados em conta.

Neste texto, daremos algumas dicas de como escolher móveis para a sala do seu apartamento. Assim, você conseguirá ter um ambiente bonito, bem decorado e organizado, mesmo que não tenha muito espaço para isso. E aqui já vai uma dica: leve em conta os seus gostos e personalidade!

Considere o espaço da sala

Antes de fazer qualquer mudança ou comprar qualquer móvel, é importante avaliar o espaço que você tem disponível para decorar. Dessa forma, conseguirá se planejar melhor e avaliar o que poderá fazer parte do ambiente.

Caso você tenha uma sala muito pequena, poderá contar com estratégias para tornar o ambiente visualmente mais amplo, como investir em móveis com pernas mais finas, não adicionar muitos itens de decoração no ambiente, apostar na simplicidade e escolher um estilo de decoração que ajude a destacar as qualidades e características do espaço.

É importante que você meça corretamente a sua sala, para que, quando for comprar os móveis, tenha a certeza de que eles caberão onde você quer colocá-los. Caso contrário, terá que lidar com uma pequena dor de cabeça para devolvê-los à loja e/ou trocá-los por outros que caibam no espaço.

Um elemento coringa para dar o efeito de amplitude em salas pequenas são os espelhos. Por refletirem o espaço, bem como a luz, dão a impressão de que o cômodo é maior do que ele realmente é, além de deixá-lo mais iluminado. Você pode investir em diferentes formatos e molduras.

Leve em conta o estilo de decoração da sala

Depois de avaliar o tamanho da sua sala, está na hora de definir qual será o estilo do ambiente. Existem várias opções que podem ser escolhidas, mas o essencial é levar em consideração a sua personalidade e o seu objetivo com o espaço. Também é importante levar em conta outros aspectos, como o tamanho da sala e a sua verba, uma vez que móveis mais trabalhados ou muito em alta podem custar mais caro.

Um dos estilos é o campestre, que lembra um pouco o modelo rústico. Ele permite que você consiga trazer um pouco da natureza e do estilo mais rural para o seu apartamento. Além disso, o foco em tons mais neutros também auxilia na sensação de amplitude no ambiente, o que é ótimo para salas pequenas.

Você também pode apostar no estilo escandinavo, que faz bastante sucesso nas redes sociais e é baseado nas casas do norte da Europa. Nele, o foco é ter um ambiente acolhedor, por isso, a decoração é feita em tons claros e pastéis. Os revestimentos na parede são feitos em toque suave, o que ajuda a criar uma sala aconchegante.

Outro estilo bastante interessante e econômico é o minimalista. Ele tem uma grande versatilidade, conseguindo agradar a diversos tipos de pessoas, além de priorizar itens necessários no dia a dia e sua utilização no ambiente. Com ele, dá para brincar com contraste, fazendo com que o foco da sala seja apenas um objeto ou espaço.

Avalie a funcionalidade e o conforto dos móveis para a sala

Agora que você definiu o estilo da sua sala, está na hora de comprar os móveis que farão parte da composição do ambiente. É importante pesquisar bem, já que eles precisam ser bonitos, mas também ter funcionalidade e conforto, além de serem duráveis. Muitas vezes nos deixamos levar apenas pela aparência e compramos móveis que não têm uma qualidade tão boa.

Se você é uma pessoa que passa muito tempo na sala, seja recebendo visitas ou assistindo à TV, o conforto deve ser uma das suas prioridades. É importante ter um sofá de qualidade, até porque isso evitará que você sinta dores no corpo ao passar muito tempo nele.

Muitas lojas permitem que você teste o sofá enquanto faz uma visita ao local. Dessa maneira, já poderá tirar essa preocupação da sua lista, além de conseguir ver outros fatores, como a cor ou o tamanho, o que pode causar alterações na sua decoração final. O preço não deve ficar de fora, já que é preciso encontrar um bom valor para um bom móvel.

Para quem busca otimização de espaço, existem alguns modelos de sofás que podem se transformar em camas, sendo ótimos para quem costuma receber parentes e amigos que ficam mais de um dia na sua casa. Já outros contam com uma espécie de baú, no qual você poderá guardar itens que não couberam em outros locais da casa.

Escolha as cores para compor a decoração

É importante que as cores da parede e dos móveis combinem para que a decoração fique mais bonita. As cores dependerão do tipo de decoração pretendida, mas é possível utilizar alguns truques na hora da pintura para ajudar a ampliar o espaço ou proporcionar outras modificações visuais no ambiente.

Um das primeiras dicas é apostar em tons claros, caso você tenha uma sala pequena. Dessa maneira, conseguirá passar a impressão de um ambiente maior e mais aconchegante. Outra técnica é utilizar o mesmo tom no piso e nas paredes, para proporcionar a sensação de amplitude no espaço.

Se perceber que o local ficou monótono demais, poderá utilizar o chamado “tom sobre tom” nos móveis da sua casa. Ele funciona da seguinte maneira: caso você tenha decidido deixar o piso e a parede na cor branca, pode utilizar outros tons de branco, mais escuros ou claros, para compor os móveis e as decorações do ambiente.

Apesar da dica de investir em tons mais claros, isso não significa que você deve deixar de lado cores mais vibrantes, mas sim colocá-las estrategicamente. Compre acessórios com cores diferenciadas para compor a sua sala. Dessa forma, conseguirá ter um quadro ou um vaso bonito que ganhe destaque no ambiente.

Entendendo melhor como comprar móveis para a sala com segurança e confiança, você já poderá planejar seu novo cômodo e fazer uma linda decoração. É importante ter esse planejamento para comprar os móveis corretos e deixar o ambiente harmonizado e organizado.

E por falar em organização, temos um artigo em nosso blog no qual explicamos como organizar a casa e aproveitar todos os espaços disponíveis. Confira!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Follow by Email