Descubra o que é ladrilho hidráulico e como aplicá-lo

6 minutos para ler

Você sabe o que é ladrilho hidráulico? Esse é um tipo de revestimento artesanal criado à base de cimento, sendo formado por uma dupla camada, por meio do processo de prensagem.

Neste texto, você entenderá melhor o que é esse tipo de revestimento, bem como quais são as suas principais aplicações e como você poderá ter uma alternativa mais barata e prática, porém com o mesmo resultado. Boa leitura!

Como se dá a aplicação dos ladrilhos hidráulicos?

Os ladrilhos hidráulicos podem ser aplicados em pisos e paredes. Eles são colocados na parede com a argamassa e com uma desempenadeira dentada. Eles foram comumente utilizados no século XIX em palácios europeus. Por irem diretamente na parede, é necessário pensar bem antes de colocá-los, já que a sua retirada pode ser trabalhosa, além de o local de aplicação necessitar de alguns processos para receber o seu substituto.

É possível contar com a ajuda de um pedreiro para fazer a aplicação dos ladrilhos hidráulicos, mas o próprio dono do imóvel também poderá colocá-los, caso tenha certa familiaridade com esse tipo de serviço.

A sua limpeza também é diferenciada, já que é necessário higienizar os rejuntes entre cada ladrilho, a fim de não acumular sujeira e atrapalhar a beleza das peças. Na hora da colocação, é necessário se certificar de que elas sejam colocadas na posição correta.

É importante que os ladrilhos sejam armazenados de maneira adequada até a sua colocação no piso ou na parede. Deixe-os em um local coberto, longe da umidade. O ideal é que eles fiquem sobre pallets ou qualquer outro objeto que tire o contato das peças com o solo.

Assim, caso o local tenha problemas com umidade, isso não afetará os ladrilhos. Caso eles sejam molhados, poderão manchar, e o resultado final não ficará tão bonito como o esperado.

Outra dica é sempre deixá-los face a face, já que a parte que será assentada com a argamassa é mais áspera e poderá riscar os ladrilhos. Ao tomar esses cuidados, as suas peças permanecerão intactas para serem colocadas no cômodo escolhido.

Qual a diferença entre azulejo e ladrilho hidráulico?

É muito importante não confundir o ladrilho hidráulico com o azulejo, tendo em vista que são peças bem diferentes. Os azulejos podem ser fabricados com uma grande variedade de cores e estampas, além de terem um acabamento brilhante.

Essa também é uma peça bastante prática, podendo ser utilizada em banheiros e cozinhas, já que conta com impermeabilização, o que também facilita a sua limpeza. Já os azulejos hidráulicos são peças artesanais, feitas uma por uma de maneira manual, criando, assim, sempre peças únicas. Apesar de não terem um acabamento brilhoso, contam com uma alta durabilidade.

Os ladrilhos são porosos e, por isso, precisam da aplicação de um impermeabilizante para evitar infiltrações nas paredes ou no piso. Além disso, a sua manutenção é um pouco mais trabalhosa, já que precisam receber uma cera incolor a cada 15 dias.

Como escolher o melhor ladrilho hidráulico?

Uma dica para escolher o melhor ladrilho hidráulico é definir o local em que ele será utilizado. É importante evitar lugares muito úmidos, como os banheiros, já que eles contam com uma boa chance de infiltração, principalmente se não estiverem com a manutenção em dia.

Além disso, é preciso escolher modelos que combinem com a proposta do cômodo em que serão colocados. Não haverá um efeito muito bom caso eles sejam aplicados em um local com uma decoração futurista e moderna, por exemplo.

Outra dica é com relação à sua colocação. Caso queira colocá-los você mesmo, é muito importante ficar atento à sua nivelação, para que não fiquem desconexos entre si e apresentem um resultado não tão satisfatório. É fundamental também escolher uma empresa de qualidade que fabrique e/ou instale esse tipo de revestimento para que você não tenha problemas com rachaduras ou descolamento no futuro.

Quais as suas principais aplicações?

Os ladrilhos contam com uma alta possibilidade de aplicação, podendo ser colocados tanto em áreas externas quanto em áreas internas, já que eles são bastante resistentes às mudanças de temperatura. Dentro de casa, eles podem ser vistos em diferentes cômodos, sendo a cozinha o mais comum deles, justamente pelo seu aspecto mais clássico, um estilo bastante seguido nesse tipo de cômodo.

Também é possível encontrar ladrilhos hidráulicos nos banheiros, mas é preciso tomar um cuidado extra, já que, por serem porosos, poderão facilitar a infiltração. A dica é fazer manutenções periódicas para evitar esse problema.

Existem alternativas para o ladrilho hidráulico?

Caso você não queira lidar com as manutenções ou com o processo de instalação dos ladrilhos hidráulicos, poderá utilizar outras opções para conseguir o mesmo efeito, mas de maneira mais barata e prática. Uma das alternativas é o papel de parede. É possível encontrá-los com estampas que lembram os ladrilhos hidráulicos. Entretanto, não será necessário utilizar massa corrida: existem alternativas no mercado autocolantes, o que facilita muito a sua instalação.

Além disso, é possível combinar outros tipos de papéis de parede, com outras estampas, para criar um ambiente divertido e diversificado. Você também não precisará se preocupar com a umidade, já que existem modelos próprios para serem colocados nesses locais, conseguindo uma proteção extra e evitando as tão temidas infiltrações.

Os papéis de parede são bem baratos e não necessitam de uma instalação especial ou de itens extras. O único cuidado necessário é com a formação de bolhas caso o papel não seja fixado corretamente.

Se você enjoar do estilo ou perceber que não era bem isso que você queria para o cômodo, poderá tirá-los facilmente, sem causar danos à parede e, então, colocar outro padrão ou utilizar outras formas de revestimento.

Também não é preciso se preocupar com relação à sua durabilidade, já que os papéis de parede podem durar por um bom tempo, caso sejam cuidados corretamente. Inclusive, esse tipo de revestimento pode durar até três vezes mais que uma pintura convencional.

E então, conseguiu entender o que é ladrilho hidráulico, quais as suas principais aplicações e como é possível ter uma alternativa mais barata e igualmente bonita para a sua casa?

Que tal conhecer os nossos papéis de parede? Temos diversas opções que vão combinar e trazer mais praticidade para o seu lar! Entre em contato conosco!

Você também pode gostar

Deixe um comentário