Descubra o que é quarto montessoriano e como aplicar em casa

6 minutos para ler

Você já deve ter ouvido falar a respeito, mas você sabe o que quarto montessoriano e como criar um em sua residência? Esse quarto tem como grande princípio de que tudo esteja facilmente no alcance das mãos dos pequenos. Para isso, deve-se proporcionar a devida liberdade à criança.

Para fazer isso, a cama do pequeno deve estar posicionada ao chão, para que ele tenha a liberdade de entrar e sair dela quando quiser, e os demais itens do quarto devem estar na altura da criança. Dessa maneira, promove-se o estímulo sensorial e de independência de diversas maneiras. Esse tipo de decoração visa a promoção do aprendizado sadio da criança, além de deixar esse ambiente lindo e cheio de personalidade.

Para saber mais sobre o que é quarto montessoriano, continue a leitura deste texto e tire as suas dúvidas agora mesmo!

Foque na organização

Uma grande dificuldade no quarto infantil é manter a organização em dia, não é mesmo? Para solucionar esse problema, tenha compartimentos definidos para armazenar os brinquedos, as roupas, a roupa de cama, entre outros itens de uso da criança.

Assim, conte com um baú, por exemplo, que seja do tamanho do pequeno para armazenar os brinquedos. Desse modo, fica mais fácil ensinar a criança onde encontrar os brinquedos e onde ela deve guardá-los após o uso. Com isso, a criança aprende desde cedo de que não se deve deixar os seus itens pessoais espalhados pela casa. Logo, promove-se a arrumação.

Uma outra opção bastante útil é ter cestos pelo quarto para arrumar tudo com mais rapidez. Neles, pode-se colocar de tudo, como livros, materiais de pintura, ursinhos de pelúcia etc.

Planeje o espaço do colchão

O colchão no quarto montessoriano deve ficar em uma cama baixa, encostada ao chão para que a criança tenha mais liberdade para levantar e sair do colchão sozinha. Com isso, a criança pode brincar na hora que quiser ou voltar para a cama sem depender da ajuda de um adulto, por exemplo.

O resultado será uma criança com mais autonomia e independência. A longo prazo, isso ajuda a criar um perfil mais confiante e proativo, trazendo muitas vantagens na vida pessoal e profissional do indivíduo.

Coloque itens que estimulem os sentidos

É importante proporcionar aos pequenos brinquedos que estimulem os sentidos e o aprendizado. Logo, invista em brinquedos sonoros e com informações visuais, por exemplo.

Pode-se ter uma guitarra infantil, livro de colorir, massa de modelar (que deve ser utilizada com a presença de um responsável para evitar que a criança coma o produto. Ou, então, adquira uma massinha que seja comestível), brinquedo para encaixar peças, entre outras opções. Com esse cuidado, você verá um desenvolvimento mais fácil em seu filho em diversos âmbitos, como um melhor desempenho na fala, um raciocínio lógico mais estimulado, melhor coordenação motora, entre outros.

Não esqueça da segurança

Como o quarto é para crianças pequenas, é fundamental dar uma atenção especial a segurança do local. Para isso, é indicado colocar protetores em cada tomada presente no ambiente. Hoje em dia, é possível encontrar diversos modelos de protetores, alguns com design divertido e ideal para um quarto infantil. Assim, caso seja de sua preferência, opte por um que seja mais descontraído, como em formato de estrela, de coração, de bichinho, de flor, entre outros. Porém, se você não gostar desse estilo, é possível optar pelo modelo mais neutro sem que haja perdas para a beleza do ambiente.

É ainda aconselhado colocar protetores nas quinas dos móveis — caso eles as tenham —, como mesas, baús de guardar brinquedos, cadeiras etc. Além disso, ao se tratar de criança bem pequena, adicione um tapete emborrachado, que pode ser colorido e com desenhos, no chão para evitar que os pequenos se machuquem ao cair, ao brincar e ao engatinhar.

Decida as cores e estampas

Um quarto infantil pede cores divertidas e uma decoração lúdica. Com isso, fica mais fácil compor um cantinho que seja descontraído e alegre. Para isso, aposte em adesivos para colar nas paredes e nos móveis. É possível encontrar adesivos de bichinhos, de letras, de personagens de desenho animado, entre outros. O resultado será um cantinho divertido e que traga muito bem-estar às crianças.

Opte por cores e estampas vibrantes pelo quarto, como na roupa de cama, no piso, na mobília, entre outros elementos decorativos presentes. Tenha em mente que é essencial criar uma decoração equilibrada. Portanto, ao escolher cores muito fortes para as paredes, aposte em um piso e mobílias mais neutras, como em tons terrosos ou laqueado em branco. Porém, se a maior parte dos itens já forem em cores neutras, abuse de itens decorativos em tons intensos e vibrantes para atuarem como pontos de destaque na decoração.

Utilize papel de parede que promova a interação

É interessante fazer com que a decoração do ambiente promova uma certa interação com os pequenos a fim de estimular os seus sentidos visuais e cognitivos. Uma excelente maneira de fazer isso é por meio de faixas de papel de parede com desenhos, cores variadas, letras e números, por exemplo.

O papel pode ser instalado do meio da parede para baixo, em apenas uma parede ou em todas as paredes. É ainda possível aplicar apenas uma faixa no meio da parede para demarcar o espaço a fim de utilizar diferentes cores e texturas na parte de cima e na parte de baixo da parede.

Outro detalhe interessante é que você mesmo pode aplicar o papel de parede sem complicações. Além disso, ele é fácil de ser removido, o que traz muita praticidade na hora de redecorar o quarto para quando a criança crescer.

Agora você já sabe o que é quarto montessroriano, não é mesmo? Ao compor um para o seu pequeno, lembre-se de planejar cada detalhe com cuidado para que tudo fique de acordo com o que você tinha em mente. Para isso, uma dica é buscar inspiração nas redes sociais, como Instagram e Youtube, a fim de ver alguns estilos de decoração e maneiras de como posicionar as mobílias e outros elementos decorativos.

Que tal conferir também algumas dicas de decoração de quarto de bebê e de criança? Veja e saiba mais o quanto antes!

Você também pode gostar

Deixe um comentário