7 dicas para organizar a casa e aproveitar bem cada espaço

6 minutos para ler

Desde ambientes grandes até apartamentos pequenos, hoje em dia, há uma preocupação maior quando se trata de organizar a casa. Isso porque os donos passaram a buscar ideias não só para fins de otimização, mas também com o objetivo de transformar os ambientes em algo original e mais sofisticado.

Os processos são simples, pois não precisa haver mudanças na estrutura concreta da casa. Há várias formas de planejar os ambientes de uma maneira completamente inovadora e sem deixar excessos.

Organizar a casa pode ser um pouco difícil até mesmo para profissionais da área quando não se sabe por onde começar, pois o seu modo de vida também será modificado quando o ambiente estiver reformado. Por isso, é preciso elaborar um planejamento constatando tudo o que se pretende reformar e desfazer e o que se quer preservar para, posteriormente, iniciar os procedimentos.

Cada cômodo precisa ser pensado com atenção, ao mesmo tempo em que todos os ambientes devem estar em uma mesma linha de pensamento, em harmonia e em equilíbrio para um resultado satisfatório: o tão sonhado “lar, doce lar”. A casa precisa se comunicar visualmente, podendo ter as suas peculiaridades vindas da visão pessoal do morador, mas sem muitos excessos para evitar uma bagunça.

Quer saber como alcançar bons resultados? Continue a leitura!

1. Aposte em móveis planejados

É muito comum fazer a compra de móveis misturando modelos de épocas diferentes, mas, com o tempo, você percebe que não há um bom equilíbrio naquele ambiente, além de não haver favorecimento da estética da casa.

Por isso, no mercado, há a opção de móveis planejados. Os custos podem ser bem menos insatisfatórios quando há um grande pedido e ainda existe a vantagem de poder escolher cada um dos móveis para a sua casa, podendo aproveitar cada canto e cada espaço.

2. Aproveite o máximo das paredes

As paredes são usadas, na maioria das vezes, para fins de decoração, mas elas também podem ser grandes aliadas no processo de otimização da casa. Explorar esse espaço usando armários, prateleiras e estantes ajuda a guardar utensílios que podem estar à vista.

No entanto, você também pode deixar objetos que não têm uso frequente em lugares mais altos, desocupando o campo de visão e deixando tudo mais organizado.

3. Prefira portas de correr

As portas deslizantes são ótimas opções para a sua casa quando se está procurando não utilizar muito espaço. Normalmente, elas precisam de uma instalação, mas, hoje em dia, há vários tipos diferentes que podem ser recolhidos ou, até mesmo, embutidos nas paredes, ocupando o menor espaço possível quando abertas.

4. Utilize vãos e cantos da casa

Há certa dúvida quanto ao aproveitamento dos cantos da casa. Alguns exemplos são considerados muito superficiais, mas existem opções de como aproveitar esses espaços da forma mais útil.

Sofás de canto têm despertado bastante interesse dos consumidores nos últimos anos. Do mesmo modo, escrivaninhas e prateleiras sob escadas ou nos vãos da casa também podem ser uma ótima escolha.

5. Utilize móveis e objetos para separar os ambientes

Muitas casas, atualmente, têm mais espaço e dispensam as separações das paredes, por isso, vale pensar bastante em como delimitar os ambientes sem a necessidade de adicionar paredes e sem desequilibrar a estética do lugar.

Boas ideias envolvem o uso de vasos, floreiras ou outro tipo de decoração natural. Usar prateleiras e cortinas também pode ser uma aposta interessante.

6. Use prateleiras e nichos na parede

Quando se tem pouco espaço, uma boa escolha é fazer o uso alternativo das paredes. As prateleiras e os nichos são perfeitos para a sua casa, pois não ocupam tanto espaço, têm uma estética elegante e ajudam mais na organização por ter compartimentos de vários tamanhos e formas. Dependendo do lugar de instalação, sua simplicidade pode dar um ar completamente diferente ao ambiente, deixando-o sofisticado e bem decorado.

7. Opte pelo conceito aberto

Esse é um dos melhores conselhos para você que quer mais espaço em sua casa, já que, sem a delimitação das paredes, os ambientes integrados conseguem obter um ar mais moderno, além de parecerem visualmente mais espaçosos.

O jogo de luzes no ambiente e uma decoração mais minimalista podem deixar a casa mais acolhedora e convidativa, perfeita para quem costuma receber muitas visitas em casa. Com os avanços tecnológicos e o desenvolvimento do design, hoje em dia, há como desfrutar de inúmeros objetos mobiliários inteligentes que melhor suprem as nossas necessidades. Alguns exemplos são:

  • sofá extensível;
  • camas dobráveis;
  • compartimentos em camas e sofás.
  • mesa retráteis.

As possibilidades são muitas. Além de haver ótimas peças que acabam usando menos espaços, elas são muito requisitadas nos tempos modernos, o que faz com que a aquisição desses móveis leve uma beleza ainda maior para a sua casa.

A originalidade também é algo bastante admirado quando se vai organizar a casa. Antes de fazer qualquer mudança, pense sobre o que realmente o agrada, pois o seu lar é uma extensão de sua personalidade, por isso, deve ser bem cuidado e tratado de forma especial. Assim, ele não só será visualmente bonito, mas também será um lugar seguro e aconchegante para você.

Além de todas essas dicas, é importante também pensar no melhor uso de cores na sua casa. Tons claros e pastel dão uma sensação de amplitude, por isso, eles podem ser usados no piso ou em algumas paredes (de preferência, em alguns cômodos, como a sala e a cozinha) para passar uma imagem leve e organizada do ambiente.

Agora, tudo de que você precisa é elaborar o projeto para organizar a casa e, caso haja dificuldade, procurar um profissional especializado na área para discutir como tudo será executado. Desse modo, você poderá aproveitar cada espaço e ter a casa dos sonhos.

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais. Assim, outras pessoas também poderão ter acesso a essas dicas interessantes!

Você também pode gostar

Deixe um comentário