Papel de parede para quarto de casal: como fazer uma boa escolha

6 minutos para ler

Acertar nas escolhas para o ambiente é essencial para criar uma decoração bonita, confortável e aconchegante. No cômodo mais gostoso da casa, isso é especialmente importante — e o papel de parede para quarto de casal pode ajudar nessa missão.

Essa é uma opção prática para mudar o visual, dar uma modernizada e deixar tudo do jeitinho de vocês. Além do mais, vai tornar o local ainda mais propício para curtir as manhãs preguiçosas dos finais de semana ou o descanso após um dia de trabalho.

Quer descobrir como acertar em cheio nessa escolha? Separamos dicas para você selecionar o papel de parede que deixará seu quarto bonito e aconchegante!

Conheça os diferentes tipos de papel de parede

Primeiramente, vale a pena entender que há mais de um tipo de papel de parede, em relação à fabricação e aplicação. Há aqueles que são feitos de papel, mesmo, e exigem o uso de uma cola especial. O problema é que não duram muito e sujam facilmente. O simples fato de a sua cama encostar nele já pode causar manchas e marcas definitivas.

A outra opção é o papel de parede vinílico. Como o nome revela, ele é feito com um vinil autocolante e é bem fácil de colar. A maior vantagem é que ele é lavável, então a durabilidade é a alta e a manutenção é bem simples.

Em relação ao visual, também há diversos tipos. Há as opções tradicionais, com estampas e padrões diferenciados. Podemos, ainda, citar aqueles que têm um efeito 3D, embora sejam lisos e sem textura.

Considerar, essas diversas alternativas, ajudará a reduzir as suas possibilidades, em busca da versão certa para o cantinho especial de vocês. Geralmente, o vinílico é o que oferece mais vantagens.

Fique de olho nas tendências

Além de bonito e aconchegante, o cômodo também pode ficar “na moda”. Para isso, basta saber quais são as principais tendências na hora de escolher o papel de parede para quarto de casal.

Essas novidades variam tanto em relação às combinações de cores como sobre os padrões apresentados. Se você conhecer o que se destaca, terá a chance de escolher algo que atende a outros requisitos e ainda está em alta.

O arabesco é uma opção muito popular, por ser um verdadeiro clássico e combinar com diferentes propostas. Já o chevron adiciona um toque geométrico, enquanto o floral dá um ar romântico. Todas essas são alternativas que estão sempre na moda, além das novidades abstratas e 3D. Viu como não faltam opções para vocês?

Só tome cuidado se for escolher algo marcante. Pode ser que o visual fique datado e um material de qualidade, na verdade, dura vários anos. Antes de comprar e aplicar, pense se aquela tendência continuará a fazer sentido.

Considere o seu estilo de decoração

Além de tudo, o papel de parede para quarto de casal tem que combinar com a decoração que vocês escolheram. Cada estilo tem certas demandas e combiná-las com o visual do revestimento torna o resultado mais harmônico.

Curte a decoração industrial? Então, um papel de parede com aparência de cimento queimado é o mais adequado. Se a sua decoração for rústica, o papel com a aparência de madeira é uma alternativa ideal. Em um ambiente retrô, o papel de parede vintage combina perfeitamente.

Além de pensar no estilo do papel, em si, é preciso coordenar as cores. Com isso, você garante um visual harmônico e bem interessante, que vai transmitir a sensação certa.

Para não errar, uma dica é considerar quantas paredes que serão revestidas. Se quiser usar em todas as paredes, prefira um modelo com cores mais claras ou neutras, até para não prejudicar o sono. Se apenas uma parede receber o revestimento, vale apostar em algo mais intenso, se quiser.

Pense nas preferências de vocês

Só que não basta considerar somente o que combina, se isso não tiver a ver com vocês, né? Lembre-se de que esse espaço é perfeito para curtir um momento a dois, ver um filme ou mesmo relaxar. Então, nada melhor que ter a cara de ambos.

A dica é simples: conversem para saber o gosto de cada um! Afinal, uma decoração de quarto de casal de sucesso é aquela que reflete as personalidades e as preferências de ambos.

Isso é importante para evitar a predominância de um estilo e a outra se sentir apagada. Vamos imaginar que o marido goste muito de tons escuros e a esposa ame tons românticos e femininos. Escolher qualquer um dos extremos vai agradar só uma das partes, certo? Então, o melhor é ficar ali no meio-termo.

Tirem um tempo para conhecer todas as opções, conversem sobre as alternativas e procurem chegar a um consenso. Assim, o resultado será mais bonito e ninguém ficará insatisfeito.

Avalie as características do ambiente

O papel de parede para quarto de casal também tem que considerar as qualidades específicas do cômodo. Assim, o ambiente não vai ficar apenas bonito, como também será mais interessante. Vamos a um exemplo.

Pense em um espaço que tem o pé direito baixo. Por um lado, é uma ótima forma de conseguir algo aconchegante. No entanto, é comum sentir que o lugar é um pouco pequeno ou apertado. Para dar a sensação de uma área maior, basta escolher um papel de parede listrado na vertical. Com essa ideia de continuidade, o visual é valorizado do jeito certo.

Por outro lado, um modelo com tijolinhos horizontais faz o quarto parecer mais largo. Novamente, há a impressão de que o cômodo é mais amplo do que realmente é.

Pense em todos esses detalhes, inclusive nas cores. Se quiser deixar o quarto aconchegante, cores escuras ou tons fechados favorecem. Se quiser amplitude, aposte nas opções claras. Assim, você valoriza ao máximo o seu cantinho.

Escolher um papel de parede para quarto de casal pode ser mais fácil que imagina. Há muitos estilos e várias possibilidades, então, certamente, há algo para vocês dois. Qualquer que seja a preferência, opte por um produto de qualidade. Isso vai garantir bom acabamento e durabilidade!

Como a seleção do produto certo tem tanto impacto no resultado, entre em contato conosco da Lar Adesivos e veja as opções que oferecemos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário