Sala com parede cinza: 6 dicas para acertar na decoração

6 minutos para ler

O cinza não é apenas uma cor que está em alta. Ele também é uma opção neutra e é perfeito para combinar com diversos estilos de decoração — do minimalista ou escandinavo até o moderno ou industrial. Para tanto, vale a pena pensar em uma sala com parede cinza. Ao selecionar o tom para o ambiente, que é o “cartão de visitas” do lar, você curte toda a sua versatilidade com bom gosto e sofisticação. Porém, é preciso saber como explorar a nuance para que o cômodo não fique sem graça ou apagado.

Para saber o que escolher e como combinar, veja, neste conteúdo, 6 dicas para aproveitar ao máximo o uso do cinza na sala!

Aposte em quadros coloridos 

Já que essa nuance é considerada neutra e tranquila, faz sentido buscar o contraste por meio de elementos coloridos e vibrantes, certo? Como estamos falando da presença do tom nas paredes, nada mais justo do que recorrer aos quadros coloridos.

Essas obras de arte adicionam personalidade ao ambiente e também ajudam a equilibrar os toques de cor. Com isso, é possível criar uma composição completa e que se torna muito atraente. Você pode investir em quadros com um toque de natureza. Os tons predominantes de verde dão aquele visual de “urban jungle” ou selva urbana. Também dá para escolher modelos geométricos ou abstratos, por exemplo.

Dependendo do tamanho da parede livre, vale a pena apostar em montar um mural com vários quadros. A combinação com uma variedade de cores, tamanhos e formas deixará tudo bem interessante.

 Aproveite as combinações e texturas do papel de parede 

Outra forma de caprichar na decoração da sala com parede cinza é com o uso do papel de parede adesivo. Essa solução é perfeita para unir textura ao ambiente e valorizar a cor, tornando-a a estrela principal do visual.

Você pode investir em um papel de parede 3D ou em um modelo de pedras cinzas, por exemplo. Há, ainda, versões com arabescos ou com um aspecto de madeira com esse tom.

Também é possível apostar em uma parede cinza lisa em composição com uma opção com papel de parede estampado em outra cor. É o caso de um modelo psicodélico colorido ou de um revestimento azul. Dá para colocar o papel de parede em apenas uma área ou mesmo dividir o espaço entre o cinza e esse revestimento. Assim, o resultado fica mais bonito e completo.

Use adesivos para compor

Além do papel de parede, que serve para revestir a área de forma completa, você pode investir em adesivos. Posicionados sobre a parede cinza, eles podem deixá-la bonita e cheia de personalidade.

Um modelo de frase é perfeito para dar um toque pessoal e mais aconchegante. Também é possível escolher um adesivo bem colorido, criando um contraste que converse com outros elementos do ambiente.

Se quiser algo ousado, o adesivo de árvore genealógica pode ser o ideal. Além da forma diferenciada, ele permite incluir fotos especiais e transforma a parede em uma verdadeira obra de arte.

Portanto, o truque é escolher o que faz sentido para o seu tipo de decoração e para o resultado desejado. Assim, vale a pena pensar em todo o espaço e no que já está presente, para conseguir equilíbrio no aspecto final.

Invista em móveis de cores vibrantes 

Além de focar nas paredes, você pode (e deve!) considerar as cores dos demais itens pelo cômodo. Os móveis são o grande destaque e não precisam ser brancos, pretos ou cinza. Se a intenção for estabelecer contraste, a aposta perfeita consiste em recorrer a cores vibrantes.

Um sofá azul, por exemplo, poderá ficar bem especial na sala com parede cinza. O mesmo vale para um rack ou um aparador amarelo ou para um móvel de apoio em um tom de rosa envelhecido.

O melhor de tudo é que você não precisa comprar itens novos para ter opções coloridas. Com o adesivo de envelopamento, é fácil mudar a cor das prateleiras, da estante ou da mesa, por exemplo.

O único cuidado é com o excesso de cores. Se o sofá for colorido, mescle móveis neutros com objetos na mesma cor do sofá. Desse modo, o ambiente não ficará pesado ou exagerado.

Crie outros pontos de cor

Além dos móveis coloridos, é possível investir na criação de pontos focais de cor pelo local. Essa é a escolha ideal se você quiser trocar com maior frequência. Afinal, é muito mais simples mudar pequenos elementos decorativos do que móveis inteiros, certo?

Se o seu sofá for neutro e você não tiver planos de mudá-lo, basta recorrer a capas de almofadas coloridas e contrastantes. Também há como explorar os itens de exposição nas estantes, nos vasos de flores, nos tapetes e assim por diante.

O melhor de tudo é que, desse jeito, fica fácil testar várias combinações de cores. Cinza com vermelho, amarelo, rosa, caramelo ou mesmo dourado são só algumas alternativas. Como a troca é bem fácil, não precisa ter medo de experimentar e conferir o que funciona bem.

Crie uma iluminação para valorizar o cinza

Não são apenas os itens decorativos que ajudam a destacar a cor da parede da forma certa, sabia? Ainda é interessante recorrer ao projeto de iluminação para conseguir um resultado com bastante valorização.

Em vez de ter uma iluminação centralizada em um lustre ou em uma lâmpada, você pode pensar em adicionar spots, por exemplo. Também dá para planejar o uso de elementos, como um trilho de iluminação. Com o reflexo da luz, o ambiente ficará mais agradável.

Outro cuidado envolve a temperatura da cor das lâmpadas. Você pode escolher uma luz branca difusa ou, então, recorrer a uma alternativa um pouco mais quente. Assim, é possível fazer com que o espaço fique moderno e aconchegante, dependendo da sua decisão.

Deixar a sala com parede cinza é uma forma de criar algo neutro e, ao mesmo tempo, cheio de personalidade e de possibilidades. Para acertar na decoração, é importante buscar ideias e inspirações, sem esquecer de dar o seu toque pessoal.

Se quiser um resultado bonito e prático, conheça as diversas opções da Lar Adesivos e decore os ambientes da sua casa!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Follow by Email