7 tendências de decoração para 2021: comece o ano em grande estilo!

6 minutos para ler

Todo ano, as tendências de decoração sofrem mudanças, seja com cores novas que começam a ser usadas com mais frequência nas paredes e móveis, seja com novas estruturas de organização dos espaços. Este ano, muita coisa acabou sendo modificada por conta das alterações nos hábitos e cotidiano da população.

Neste texto, listaremos algumas tendências de decoração para 2021, como uma maneira de inspirar quem quer dar uma repaginada em casa e passar por momentos agradáveis dentro do seu lar. Acompanhe!

1. Transformações de ambientes para uso funcional

A primeira tendência é fazer com que tudo se torne mais funcional dentro de uma casa. Por mais que você goste de ter um móvel ou uma decoração esteticamente agradável, eles também precisam ser funcionais e ajudar nas nossas atividades do dia a dia. Além disso, muitas pessoas contam com casas e apartamento com pouco espaço, o que acaba pedindo uma decoração que consiga se adequar a essa realidade.

Por exemplo: se você trabalha em casa, precisa de uma mesa que possa ser utilizada tanto para trabalhar quanto para jantar. Dessa forma, consegue uma maior funcionalidade para o mesmo móvel, sem a necessidade de comprar outra mesa apenas para fazer as suas atividades ou se alimentar.

Caso você tenha um bom espaço para um escritório, por exemplo, poderá investir em mesas em L, permitindo um acesso mais fácil aos itens que estão dispostos nela e otimizando o seu dia a dia no trabalho sem abrir mão de um cômodo moderno e bonito em sua casa.

2. Criação de espaços home office

Por falar em trabalhar em casa, muitas pessoas estão adotando o home office com maior frequência. Dessa forma, é importante que a sua casa esteja adaptada para a realização do seu trabalho, mas sem perder a essência de ser um ambiente também de descanso.

Assim, muitas pessoas têm utilizado um cômodo da casa ou um espaço dentro de um ambiente para criar um escritório particular, onde podem colocar mesas para os seus computadores e objetos que são utilizados no seu expediente. É possível até mesmo utilizar pequenas mesinhas para fazer reuniões.

3. Integração de ambientes

Como falamos, muitas pessoas não dispõem de uma casa ou de apartamentos enormes com muitos cômodos. Por isso, precisam aproveitar todo o espaço que têm para conseguir criar uma decoração bonita e aconchegante. Uma ótima maneira de fazer isso é por meio da integração de ambientes.

Por meio dela, é possível “juntar” dois ou mais cômodos em um mesmo ambiente, sem que eles sejam divididos por uma parede ou porta. É possível fazer algumas modificações para delimitar cada local, como uma meia parede, um balcão ou a aplicação de um papel diferente na parede de cada espaço.

4. Maior conexão com a natureza

Ao passarmos muito tempo em casa ou em grandes cidades, podemos começar a sentir saudade de estar em contato com a natureza. Por esse motivo, uma das tendências de decoração para 2021 é justamente trazer elementos da natureza para dentro das casas ou dos apartamentos.

Assim, muitas pessoas têm investido em criar plantas em casa, trazer elementos de madeira para os cômodos, como as mesas e as estantes, e utilizar quadros e objetos decorativos que lembrem algum elemento da natureza, como os coqueiros ou as palmeiras.

Caso queira investir em plantas para a sua casa, busque pesquisar sobre as espécies que melhor podem se adaptar à sua região, disposição de luz e água. Caso você tenha animais de estimação ou crianças em casa, é importante verificar se as plantas não são tóxicas para eles, ou colocá-las em um local que esteja fora de alcance.

5. Formas orgânicas

Durante bastante tempo, vimos que as formas geométricas ganharam muito espaço e destaque na decoração, oferecendo um ar de modernidade, luxo e minimalismo. Agora, muitas decorações estão apostando nas formas orgânicas para promover um cômodo mais natural e ligado com a natureza.

Na prática, as formas orgânicas seriam decorações, arquitetura ou artes que não tenham uma forma bem definida, como um quadrado ou um triângulo. Elas são dispostas de maneira menos padronizada, dando a impressão de serem obras únicas e até mesmo modernas, já que muitos arquitetos têm utilizado essa estratégia para criar seus projetos.

6. Madeira

Lembra quando falamos que muitas decorações estão trazendo elementos da natureza para os móveis? A madeira é um desses principais elementos. Apesar de ser um material quase atemporal na decoração, a madeira tem ganhado mais destaque nas decorações atuais, já que oferece uma maior versatilidade para ser utilizada.

Ela pode ser usada em diferentes móveis e em diversos cômodos, inclusive naqueles em que há uma maior concentração de umidade, como a cozinha e o banheiro. O segredo é passar bastante verniz para que a água não consiga penetrar na madeira e estragar o seu móvel.

7. Maior uso de cores

Depois de um período de decorações clean e minimalistas, as cores começaram a aparecer novamente nos ambientes. Mix de estampas, formas e tons mais vivos estão tomando espaço em salas, quartos e até mesmo banheiros. A cor promove alegria e energia, o que é muito importante em um momento no qual as pessoas estão passando mais tempo em casa.

O único cuidado é não exagerar nas cores do ambiente e ocasionar em uma poluição visual. Procure avaliar quais tonalidades podem combinar dentro de tal cômodo, também levando em conta a sua personalidade e o tipo de utilidade que aquele local terá para os moradores da casa.

E então, conseguiu conhecer algumas das tendências de decoração para 2021? Este será um ano de muitas mudanças. Assim, começar pela decoração da sua casa é uma maneira de se preparar e se animar para o que está por vir. Se quiser começar a modificar ambientes sem gastar muito ou fazer muita sujeira, lembre-se de que você pode investir em papéis de parede coloridos e divertidos.

Gostou do texto? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais para ajudar seus amigos e parentes e darem uma repaginada nas suas casas em 2021 seguindo essas tendências!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Follow by Email