6 sugestões de como usar prateleiras em casa

6 minutos para ler

Usar prateleiras em sua casa é um “caminho sem volta”. Isso porque a versatilidade desses itens os torna muito atrativos na hora de montar a decoração de um ambiente.

Em um primeiro momento, quando pensamos em como inseri-las em nossas residências, imaginamos colocá-las em pontos estratégicos destinados à organização dos cômodos, devido ao fato de serem muito eficientes para o posicionamento de itens. Mas devemos ter em mente que elas são capazes de fazer muito mais do que somente aumentar o seu espaço de arrumação para diversos objetos.

Se escolhida com atenção, uma prateleira, além de útil, pode ser uma bela adição à decoração do lugar. No entanto, para que isso ocorra, devemos previamente analisar as opções, como o posicionamento e a altura, o ambiente em que será feita a instalação, e claro, o que depositar sobre a sua superfície.

Para aqueles que não têm certeza de que uma prateleira será uma boa aquisição para organizar a casa, vale conferir as 6 principais funcionalidades desse item e por que vale a pena adquirir uma ou, até mesmo, um conjunto inteiro. Continue a leitura e fique por dentro!

1. Aplique-as como um compartimento em salas de jantar

Para iniciar a imensa gama de funções das prateleiras, falaremos da sala de jantar. Esse é um ambiente que, teoricamente, deve ser mais limpo visualmente, por envolver os momentos das refeições. Isso indica que a decoração pode ser algo desagradável se não for feita de maneira adequada.

Aqui, a ideia é fazer a substituição dos armários ou somente de parte deles por prateleiras. Nessas salas, há a necessidade de guardar uma infinidade de objetos, que podem variar entre copos, talheres e pratos, além de outros itens. A prateleira se torna, então, uma opção ideal por conseguir comportar tais objetos sem sobrecarregar a visão do local, além de adicionar detalhes decorativos para deixar o espaço mais agradável.

2. Utilize-as em salas e escritórios para guardar livros

Livros são itens muito comuns de se ter em casa e, geralmente, quem tem um também tem vários, podendo chegar a grandes coleções. Em várias quantidades, os livros se tornam de difícil acomodação nos cômodos, gerando problemas em relação ao espaço. Isso faz com que as pessoas procurem direcioná-los para locais específicos, como salas e escritórios.

As prateleiras para suporte de livros ajudam a comportar grandes quantidades nesses dois ambientes, além de darem um charme decorativo ao espaço, pois os próprios livros, em si, já agregam bastante ao visual de qualquer cômodo. Seja um modelo mais moderno, seja um mais tradicional, vale a pena usar uma prateleira sob medida, com tamanhos diferentes de nichos, com o intuito de proporcionar mais dinamismo e profundidade para a decoração.

3. Empregue-as como elementos decorativos ou para armazenar frascos em banheiros

A decoração de banheiros também é muito interessante de se ressaltar, pois essa é uma área que transcende a estética e parte para uma grande utilidade. Mas quase não se ouve falar sobre decorar banheiros, pois, geralmente, esses são cômodos neutros.

No entanto, usar prateleiras nesse ambiente pode dar um ar totalmente novo ao espaço. Isso porque vários itens de higienização são guardados nesse local, além de toalhas e de uma grande quantidade de frascos, gerando, muitas vezes, falta de espaço nos armários, o que torna o uso de prateleiras muito válido.

4. Use-as para guardar coleções ou expor fotografias

Geralmente, alguns itens em nossas casas acabam tendo mais apreço, seja emocional, seja físico. E a ideia de deixá-los guardados dentro de uma caixa ou de um armário pode não parecer tão legal, dando lugar a uma vontade enorme de expô-los pelo ambiente.

Itens de coleção e fotografias são as peças que mais se encaixam nessa descrição e, muitas vezes, por falta de opções, eles acabam parando em álbuns ou em uma caixa sob a cama ou dentro do armário. As prateleiras serão de altíssima ajuda nesse caso, pois, além de permitirem essa exposição tão desejada, fazem com que as coleções e fotografias não ocupem lugar nos móveis. 

5. Utilize-as para substituir os armários

Além dos armários da sala de jantar e do banheiro, é possível utilizar as prateleiras para substituir qualquer armário de qualquer cômodo em sua casa. Nos quartos, por exemplo, utilizamos cômodas, escrivaninhas e armários para guardar roupas. E, muitas vezes, alguns desses itens ocupam muito espaço para comportar menos objetos do que realmente deveriam, o que torna a sua substituição por prateleiras muito eficaz.

Em salas de estar e cozinhas, podemos encontrar a mesma situação, já que o uso de armários pode ocupar uma parede inteira e ainda não trazer a capacidade de guardar os itens necessários.

6. Empregue-as para acomodar plantas

Plantas são uma grande paixão de muitas pessoas. Utilizá-las para decorar interiores é uma escolha muito boa, deixando o ambiente, além de bonito, mais aconchegante.

No entanto, ao querermos colocá-las em alguns cômodos, como nas salas ou, até mesmo, na cozinha, devemos pensar, primeiramente, em dois pontos relevantes, que são: se há espaço suficiente e se elas receberão a quantidade de luz solar necessária na posição em que se encontram.

Às vezes, no chão, não há espaço e/ou o sol não alcança o lugar, o que faz da prateleira uma ótima escolha, pois, além de criar superfícies elevadas, ela permite a utilização de áreas mais iluminadas.

Que essas belezas da decoração são itens essenciais para o visual e para trazer mais funcionalidade a uma casa, não há dúvidas. No entanto, ao fazermos qualquer tipo de aquisição, por mais barata que seja, devemos pensar muito, pois o investimento deve valer a pena. Se não conhecemos muito de algum assunto, muitas vezes, podemos deixar de comprar algo por medo de não saber se determinado objeto vai ficar bom no ambiente e, ao mesmo tempo, ser funcional.

No entanto, a boa notícia é que usar prateleiras é algo muito barato, pois elas têm alta demanda e fabricação durante o ano inteiro. Assim, podem ser encontradas em qualquer lugar por um preço bastante camarada. E o melhor de tudo é que elas têm uma instalação simples e prática, com alto detalhamento de aplicação em seu manual de instrução, mantendo a sua funcionalidade e deixando a estética da casa muito bem harmonizada.

Gostou do nosso conteúdo? Então, deixe o seu comentário e participe compartilhando a sua opinião.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Follow by Email