Veja 7 dicas imperdíveis para um quarto infantil criativo!

Quarto Infantil criativo
6 minutos para ler

Os quartos são geralmente um dos ambientes preferidos das crianças, já que estão decorados de uma maneira que elas gostam, além de estarem recheados dos seus brinquedos e outras opções de diversão. Esse também é o local em que está presente a cama para dormir. Entretanto, muitos pais querem dar ao ambiente um ar mais criativo, mas não sabem como.

Neste texto, explicaremos o que fazer para conseguir um quarto infantil criativo, permitindo que a criança consiga estimular melhor a sua criatividade e se sinta mais confortável dentro desse ambiente. Acompanhe!

1. Utilizar papel de parede temático 

Uma das primeiras dicas para ter um quarto infantil criativo é investir em um papel de parede temático. Com certeza existe algum desenho ou animal de que o seu filho goste, assim, é interessante procurar um modelo com esse tema e trazê-lo para o quarto, para que ele se sinta mais alegre. Você pode colocar papéis de parede de diferentes maneiras: no quarto todo, em apenas uma parede, em meia parede etc.

O importante é pensar em uma decoração que fique bonita e sem poluição visual, ao mesmo tempo que faça o papel de parede combinar com o restante da decoração escolhida para o cômodo.

2. Usar adesivos lúdicos 

Você sabe o que são adesivos lúdicos? São aqueles divertidos, que permitem a interação da criança com o item ou que promovem uma ambientação “real” no quarto. Por exemplo, caso a decoração do quarto seja um castelo de princesa nas nuvens, você pode investir em papéis de parede adesivos que sejam nuvens coloridas, ajudando a criança a pensar que ela realmente está no céu.

Outra opção interessante são os papéis de parede em que a criança pode desenhar neles, como se fossem um quadro de giz. Dessa maneira, será possível que ela interaja com seu quarto e brinque nele.

Além disso, essa opção evita dores de cabeça para os pais, que não terão o trabalho de tirar manchas das paredes. Afinal, esse tipo de adesivo é fácil de ser limpo.

3. Investir em tapetes divertidos 

Muitas crianças gostam de brincar no chão, mas nem sempre esse é o local mais limpo e confortável para fazer isso. Dessa maneira, é interessante investir em tapetes divertidos que sejam colocados dentro do quarto das crianças, para que elas possam incorporá-los nas brincadeiras e tornar tudo mais prazeroso.

Existem tapetes dos mais diversos tamanhos e formas. Você pode levar em conta o tema da decoração do quarto para escolher os que melhor combinam com a decoração.

Ainda tomando como exemplo o castelo nas alturas, você pode colocar tapetes de nuvens, para que a criança brinque achando que está realmente andando sobre as nuvens enquanto se move pelo quarto.

4. Crie uma brinquedoteca 

Uma brinquedoteca é um ambiente feito especialmente para que a criança brinque e desenvolva as suas habilidades motoras e sensoriais. É importante que ela seja totalmente pensada para a interação do pequeno. Assim, é possível utilizar até mesmo elementos nas paredes para aumentar as possibilidades de brincadeiras, como a sugestão do  papel de parede que pode ser desenhado. 

É importante que, na sua brinquedoteca, os brinquedos sejam acessados facilmente pelas crianças. Dessa forma, elas poderão brincar sem precisar da ajuda dos pais para pegar os objetos, além de poderem guardá-los sem auxílio também. Essas duas atividades, por mais simples que pareçam, ajudam a promover a independência e o senso de responsabilidade dos filhos.

5. Usar texturas diferentes 

Desenvolver as habilidades sensoriais das crianças é essencial. Por isso, é importante que elementos de texturas variadas estejam presentes no quarto, para que o pequeno consiga aprimorar o seu tato e conhecer diversas texturas diferentes. É possível ter uma mesa ou brinquedos de maneira, um tapete macio e felpudo, entre outros itens.

É válido até mesmo criar brincadeiras novas relacionadas às texturas. Os pais poderão pedir para que a criança toque um objeto vendada e diga o que ele é, podendo ganhar alguma recompensa caso acerte a maioria das respostas. Caso erre, os pais poderão explicar o que era o objeto ou como ela pode descrever aquela textura específica.

6. Permitir que a criança decore o ambiente 

Já que o quarto será utilizado principalmente pela criança, por que não permitir que ela ajude na decoração? Peça a opinião dela sobre os objetos que serão colocados no quarto ou pergunte qual tema ela quer para o ambiente. Dessa forma, você conseguirá ter um quarto infantil criativo e que possibilite que a criança desenvolva o seu poder de escolha.

Além disso, decorar o quarto em conjunto com a criança permitirá que a relação entre a família se torne mais forte, que vocês tenham uma comunicação melhor e que os pais conheçam mais os seus filhos, entendendo quais são os seus gostos. Ou seja, essa forte ligação poderá se desenvolver durante a interação da família com o quarto.

7. Ter nichos e prateleiras com brinquedos

Os nichos e as prateleiras são ótimas formas de ganhar espaço dentro do quarto e de promover a criatividade, uma vez que a criança terá à vista mais brinquedos do que teria normalmente, o que poderá munir a sua imaginação. Além disso, conforme a criança for crescendo, ela terá maiores noções de organização, podendo guardar esses brinquedos na prateleira sempre que acabar de brincar.

Existem no mercado diferentes tipos de nichos e de prateleiras que podem ser incorporados aos quartos das crianças. Há a possibilidade de eles combinarem com o tema do espaço, sendo divertidos. Além disso, também é possível encomendar opções sob medida, conseguindo criar um ambiente mais personalizado e que combine melhor com a ambientação do local.

Você já conheceu as principais dicas para criar um quarto infantil criativo para os seus filhos. Agora, só falta colocar tudo isso em prática e montar um local mágico e divertido para que os pequenos possam desenvolver suas habilidades criativas e motoras, além de estudar por meio de brincadeiras e imaginação.

Gostou do texto? Então curta nossa página no Facebook e não perca os conteúdos exclusivos que compartilhamos por lá!

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Follow by Email